Núcleos de Cinema & Vídeo

página em processo de construção


Núcleo de Estudos, Produção e Difusão de Cinema e Vídeo Plano Geral

Casa de Cultura do Butantã, da Secretaria Municipal de Cultura - funcionou de 1990 a 93. Além da Oficina de Produção, mantinha o "Cineclube Butantã". Documentamos boa parte das ações coletivas desenvolvidas pela Subprefeitura (antiga Administração Regional da Prefeitura).


Foram realizadas várias produções, entre elas:


Eco-92
Vídeo documentário, sobre trabalho que a Regional desenvolvia sobre a questão do meio ambiente, que foi apresentado na Eco-92 e continuo sendo exibido, principalmente nas atividades sobre o tema.


Campanha do Cólera
Vídeo documentário que fez parte de um projeto mais amplo, chamado Operação Conjunta, onde todas as representações da Prefeitura participavam.

A Campanha do Cólera, foi desenvolvida junto com a Secretaria da Habitação, Serviço Social e Casa de Cultura. Consistia em documentar as favelas antes e depois da campanha. A campanha envolvia várias ações: Mapeamento das ruas, córregos, visitas nas casas, operação cata bagulho, limpeza de córregos, pavimentação de ruas, capinação, desratização, vacinação, etc. culminando com um grande evento.

O vídeo documentou todo o processo do antes e do depois da campanha. Era uma espécie do ver pra crê.


Viver a Ousadia da Palavra
Documentário sobre o processo de urbanização da favela Vila Operária, misturando documento com ficção. Para o vídeo, além da parte documental dos serviços, contou com depoimentos de técnicos e moradores. Foi ficcionada a questão da arborização da favela. Uma criança planta uma árvore na frente da janela de sua casa, mas logo em seguida a plantinha aparecia pesada ou por carro ou gente. Cansada de ver isso repetir todo dia, ela reúne outras crianças e todas as vezes que vem um carro ou um adulto, elas formar uma roda em volta da árvore e começam a cantar uma ciranda.


Creche Nara Leão
Documentário sobre a criação da creche destinada aos filhos dos funcionários da Regional, mas que depois teve que atender as demandas do entorno da Administração Regional.


OBS: 
Apesar dos vídeos retratarem o trabalho da Administração Regional (hoje Subprefeitura, tínhamos liberdade, para irmos além do simples documento, do vídeo "chapa branca", criávamos situações ficcionais, dando aos vídeos uma dimensão mais amplas.



Produções do Núcleo Plano Geral

Do Soletrar ao Ler

1992, 13’ Doc/ Ficção
Roteiro: Diogo Gomes dos Santos  , Marcos Fontana, Elza Corsi e Vera Lima
Direção: Diogo Gomes dos Santos 
Realização: Núcleo de Cinema e Vídeo Plano Geral



Casa de Cultura
1992, 10' Documentário, cor
Roteiro e Direção: Marcos Fontana
Realização: Núcleo de Cinema e Vídeo Plano Geral


O Jabá que queria ser Rei
1990, ficção, 17'
Roteiro: Diogo Gomes dos Santos, Marcos Fontana, Elza Corsi










Núcleo de Estudos, Produção e Difusão de
Cinema & Vídeo ETHOS
São José dos Campos

Criado a partir da realização de uma oficina de vídeo, o Núcleo surgiu como uma reivindicação dos alunos que ao terminarem a oficina básica, queriam continuar estudando. Essa questão, é sempre um desafio aos agentes públicos ou privados, que promovem este tipo de atividades, e depois?

Em São José, essa questão foi entendida logo no início, até porque a cidade já tinha uma tradição de lutas culturais que envolviam a questão do cinema, via cineclubismo, oficinas já tinham sido realizadas e naquele momento a cidade vivia um dos seus melhores momentos de sua vida política e sócio cultural.

A criação do Núcleo foi então um desejo que unia as vontades dos participantes da oficina e do poder público, via Fundação Cultural Cassiano Ricardo. No final da oficina, levamos para conversar conosco, Carlão Reichenbach, como sempre, muito elegante, incentivador e entusiasta da atividade.

Com a ideia do Núcleo, retomamos outra atividade que havia sido interrompida, o projeto "Cineclube", a partir do então Cineclube Planetário, cineclube muito presente no movimento cineclubista nacional, incentivador anteriormente pelo Daniel Santos e cujo coordenador era o Lúcio Carvalho e a Itamara Moura.

Para a uma conversa com os membros do Núcleo e seus primeiros trabalhos, Chiquinho Cesar Filho, foi lá e trouxe novas perspectivas para todos. Com isso criamos também o Festival do Minuto do Vale do Paraíba. Sua primeira edição foi um sucesso. Convidamos para presidente de honra do Festival, Orlando Senna, que impressionado com o que estava sendo feito e atiçou mais ainda     nossa vontade de se criar na cidade um verdadeiro Pólo de Produção Cinematográfica. Isso veio acontecer, logo em seguida, porque a cidade já tinha aprovado a Lei Municipal de Incentivo a Cultural, a partir de deduções do Imposto Territorial Urbano - IPTU, do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços de qualquer natureza.




Núcleo de Estudos, Produção e Difusão de Cinema & Vídeo "Com-Olhar"
Diadema





Núcleo de Estudos, Produção e Difusão de Cinema &Vídeo de Várzea Paulista


Trabalhos realizados:

"SAUDADE", ficção, 7 minutos, cor, 2004

Argumento;
Roteiro: Coletivo da oficina
Direção:

"ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE"

Argumento: Edelsio Lima
Roteiro: Coletivo da oficina
Direção:
Com: Felipe Astolfo (Magrão)

RETRATOS: Várzea
Documentário, Colorido, 60 min. São Paulo/BR. 2008
Oficina e Vídeo Orientados por: Diogo Gomes dos Santos

Documentário sobre o processo de identificação da identidade da cidade de Várzea Paulista.