domingo, 19 de janeiro de 2014

CINECLUBE BRASIL – BUSCA O FILME
FAVELA
Produzido pela Federação Paulista de Cineclubes.


Lá pelos idos de 1974/75, partes dos cineclubistas que se instalaram na Rua do Triumpho, tinham a pretensão de realizar filmes como uma das atividades dos cineclubes, tradição que os acompanha desde seus primórdios. No entanto, a direção da Federação Paulista, pertencia ao grupo majoritário que dirigia o Movimento em São Paulo, mantinha o foco na exibição, seguindo a recomendação da “Carta de Curitiba”, documento norteador das atividades cineclubistas desde sua reorganização ocorrida em fevereiro de 1974, na cidade de Curitiba, quando a plenária da 8º Jornada Nacional de Cineclubes, aprovou o documento.

Instalados no número 134 da Rua do Triumpho, 8º andar, salas 84 e 85 a Federação Paulista de Cineclubes – FPCc -, local que posteriormente também funcionou o Conselho Nacional de Cineclubes – CNC –, as discussões sobre a criação de uma distribuidora de filmes para os cineclubes – que também se instalou no mesmo local -, tinha naquela direção, forte resistência quanto à produção. Mesmo assim, o grupo que pretendia realizar filmes, iniciou o processo de produção de um curta-metragem chamado “Favela” que finalizado, o crédito de produção ficou como sendo da Federação Paulista de Cineclubes. 

Distribuido pela Dinafilme, o filme foi premiado no festival de Cartagena, na Colômbia, mas as divergências internas no grupo que o produziu, terminaram por interromper o processo de produção, momento em que a direção dos cineclubes paulista, “dispensou” o grupo que queria produzir, mantendo o fogo dos cineclubes na questão da “exibição”.

Fato é que, aquele grupo, cada um a seu modo, continuou no campo da realização cinematográfica. O filme “Favela” sumiu nada consta a seu respeito no histórico da Federação e são raríssimas as informações sobre o paradeiro do mesmo. Procurado alguns membros da equipe de produção, as pistas onde o filme possa ser encontrado continuaram vagas.


Finalmente uma luz, um membro da equipe, “acha que é possível encontrar uma cópia em 16 mm do filme”... Agora existe a possibilidade de uma campanha em torno da busca pelo filme FAVELA, produzido pela Federação Paulista de Cineclubes.


Nenhum comentário: