terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cineclubes

Esta foto é do início dos anos 80, Oficina de "Formação Cineclubista", durante a realização do projeto "Cinema nas Escolas" realizado pela Federação Paulista de Cineclubes, com a Secretaria Municipal de Educação, administração Mário Covas. O projetor é um Bell&Houser, 16mm (milímetros), som óptico, de fabricação norte americana.
Uma aprendizagem do projeto: As primeiras sessões foram muito concorridas, as salas estão sempre muito lotadas, o público era formado basicamente pelos alunos e seus familiares, pai, mãe, irmãos. Mas logo em seguida começou a esvaziar drasticamente. Motivo; os filmes estrangeiros eram legendados, os pais, que não conseguiam acompanhar a leitura das legendas...



Sala 84/85, sede da Dinafilmes e do Conselho Nacional de Cineclubes, Rua do Triunfo, 134. Os prédios ao fundos, são da Rua dos Andradas com a Avenida Ipiranga.

Três fotos montagem, publicadas no livro "Uma Rua Chamada Triumpho" de Ozualdo Candeias. O livro permanece esgotado, o fenômemo ocorreu em seguida ao seu lançamento. O LIVRO BEM QUE MERECE UMA REEDIÇÃO!!!

Ainda sobre as fotos:
a 1ª tem a seguinte legenda "Neuza e federados"
a 2ª filiados e funcionários da Federação, antes ou depois de um café no "bote" do seu Ferreira.
a 3ª Momentos também, antes ou depois de uma sessão do Cineclube "Boca do Lixo". O cara lá na parede, com disfarçada ironia,, para quem não sabe, é o diretor de "Fragmentos da Vida" JOSÉ MEDINA.

Na 1ª foto da esquerda para direita: Diogo, Eduardo de Paula Leite, Edson Teodoro, vulgo Ratinho, acho que é a Ana Lúcia, mulher do João Luiz de Brito Netto, Neuza Araújo e Eduardo Carioca.

Na 2ª: Neuza Araújo, atrás dela um membro do cineclube "Vento Leste" do qual participava o Tic-Tac, o que vem a seguir, depois é o Joaõ Luiz de Brito Neto, Lilian Alves (minha primeira filha), no colo do Diomédio.

Na 3ª: Não me recordo do nome dela, não deveria esquecer, ela era do Cineclube "Santa Cecília", Jorge Achoa, um pouco atrás Joaquim, um pouco na frente, uma atriz, que também não deveria esquecer seu nome, Gilmar Candeias, Eu (na camiseta está escrito: Diretas-já! Rodando!, feita pelo Grupo Cineclubista Tietê Tietê), ao fundo Sérgio Gustavo, um pouco a frente Amyra El Kalil e  Toni de Souza.


Foto do Munir Ahmed, segunda administração de Cícera Bombardi na Casa de Cultura do Butantã. Na época a câmera já estava fora de linha. Era e acho que ainda é assim que trabalha muitos funcionários públicos, sem condições e equipamentos ...








 
Federação Paraense de Cineclubes foi criada no último domingo, 25 de julho.

Foi-se o tempo em que Belém ficava vazia nas férias de julho. Bastou um breve passeio, neste último domingo, 25, para ver que as pessoas estavam nas ruas e nas praças aproveitando o dia de sol intenso, próprio do verão paraense.


Mas enquanto a cidade fervilhava, neste final de semana, com trocentas programações, incluindo aí as apresentações de teatro e debates do IDEA 2010, pessoas ligadas ao audiovisual se reuniam para fundar a PARACINE – Federação Paraense de Cineclubes.


O encontro de cineclubistas, vindos de vários outros municípios paraenses, aconteceu de sexta, 23 a domingo, 25, no Colégio Davi Salomão Mufarrej, durante a Jornada Paraense de Cineclubes. Participaram, entre outros, representantes de cineclubes de Belém (20); Oeiras (01); Ananindeua (03); Santa Bárbara (01); Redenção (01); Colares (02) ; Soure (03); Altamira (02); Santarèm (02); Marabá (01); Parauapebas (01).


Além dos cineclubistas, a jornada contou com a presença do secretário de educação do estado do Pará, o professor Luíz Cavalcante; do secretário geral do Conselho Nacional dos Cineclubes Brasileiros, o senhor João Batista Pimentel Neto; do representante do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Pará, responsável pelo serviço de refeição aos participantes; do presidente da Fundação Curro Velho, Valmir Bispo; da sacerdote afro-religiosa Mãe Nangetu, e da presidente da Associação Brasileira dos Documentaristas e Curta-Metragistas do Pará, Dani Franco.

Visite RNC - Rede Norte de Cineclubes em: http://redecinenorte.ning.com/?xg_source=msg_mes_network



Caros amigos,


É com grande satisfação que recebo a notícia da fundação da Federação Paraense de Cineclubes. Se a memória, nesta ora não me é falha, acho que é a primeira vez que o Pará tem sua própria Federação. Antes o Pará integrou a Federação Norte de Cineclubes, de vida, curta, diga-se.


Sinceramente espero, e na medida do possível, coloco-me a disposição, para que vida longa tenha esta nova Federação, que nasce de um movimento pungente, renovador, militante e democrático.

Que o vigor da juventude, a alegria e compromisso de vocês, favoreça o florescimento de jovens lideranças para o Movimento Nacional. Vida longa a Federação Paraense de Cineclubes!



Saudações Cineclubistas,
Diogo Gomes dos Santos

Nenhum comentário: