segunda-feira, 25 de outubro de 2010

TERRA DEU, TERRA COME

"TERRA DEU,TERRA COME"


Lançamento nacional nos Cinemas e Cineclubes


Rô, Olha que iniciativa do Rodrigo Siqueira, premiado diretor do filme "TERRA DEU, TERRA COME", pode ser muito interessante.


A iniciativa é de lançar o filme imultaneamente no circuito comercial e no "Cultural" - Cineclubes que fazem parte do Projeto Mais Cultura - a proposta é do Rodrigo e foi acordada pela distribuidora e pela coordenação do projeto "Mais Cultura". Todos os custos e benefícios também devem ser creditados a ele.


Afinal, para um filme ganhar perenidade, precisa falar diretamente com o público.


Penso que iniciativas como esta possam trazer um faísca de luz, na grave questão da exibição do filme brasileiro. Neste sentido, os programas da ANCINE "Cinema Perto de Você" e "Cinema da Cidade", atenderiam melhor aos seus propósitos, se em parte ou no seu todo, fosse trasformado em programa de governo, gerido pela sociedade civil organizada (Cineclubes, Cineclubes dos Pontos de Cultura e do Mais Cultura e os vários projetos circulantes de exibição e contemplasse também alguns Festivais e Mostras).


Evidente que estou falando de um projeto a médio e longo prazo, que implica compromisso social com a nossa identidade, que  forma público, amplia para outras platéias, que invista na profissionalização de mão de obra especializada. É uma atividade que a curto prazo, gera reda, empregos e a certeza de que nele, o privilegio na tela: seria o nosso filme. 


Diogo Gomes

Obs: Texto publicado no almanarkito da jornalista Maria do Rosário.

Nenhum comentário: