terça-feira, 8 de maio de 2012


A Paz é o Caminho

Doc/Fic, Digital, Cor, 30 min. Brasil, 2011

Diretora de Produção: Vanessa Frisso
Produção Executiva: Vânia Feitosa
Direção de Arte: Joseane Alfer
Desenho e Som e Mixagem: Celso Moretti
Diretor de Fotografia e Câmera: Lucas Trabachini
Música Original: Pepe Guimarães
Música Tema: Gabino Palomares
Roteiro: Diogo Gomes dos Santos, Joseane Alfer, Oswaldo Faustino
Edição: Diogo Gomes dos Santos e Lucas Trabachini
Direção: Diogo Gomes dos Santos

Produção: Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz
Realização: Cine a Vapor Produções


Sinopse:
Por meio de depoimentos e da Conferência Internacional: “A Integração Latino Americana e a importância da cultura da paz em um mundo militarizado”, o filme discute a necessidade de se preservar a América Latina, como um região de Paz, sem a presença de bases militares estrangeiras, sem a IVª Frota e sem armas nucleares.


Sobre o filme.
O filme vem participando de Mostras e Festivais de Cinema e Vídeo e será exibido no circuito alternativo de Cineclubes, Pontos de Cultura, Escolas, Sindicatos e Movimentos Sociais, nos Centros Regionais de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz do país e nos organismos do Conselho Mundial da Paz, em diversos países do mundo. O Conselho Mundial da Paz, atualmente é presidido pela brasileira Socorro Gomes, que é também a atual presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – CEBRAPAZ.

Entre outros, o objetivo do filme é servir de ferramenta para a discussão em torno da questão da luta por uma cultura de paz diante de um mundo militarizado.

Focado na América do Sul, o filme discute a questão das Ilhas Malvinas, como uma questão de domínio colonial, expandi a discussão para a questão da IV Frota, do Plano Colômbia, como questões de ingerência estrangeira nos assuntos internos de países soberanos.

Após a sessão, haverá debate com:
Socorro Gomes, Presidenta do Conselho Mundial da Paz e do Cebrapaz é integrante do Grupo Mulheres pela Paz que tem auxiliado na saída política negociada ao conflito armado na Colômbia. Destaca-se em sua vida a luta e defesa dos direitos humanos.

Igor Fuser é jornalista, estudioso da América Latina e Orente Médio. É porfessor da Faculdade Cásper Libero. É membro do Conselho Consultivo do Cebrapaz  e do diretor do filme

Diogo Gomes dos Santos, cineasta, historiador, militante cineclubista há mais de 40 anos.


Quando: 21.05.2012
Local: Cine Livraria Cultura, Av. Paulista, 2.073 – (Conjunto Nacional)
Horário: 20h
Entrada: Gratuita – Ingressos limitados (100), retirar com antecedência.


Nenhum comentário: