sábado, 26 de maio de 2012


Roteiro:



Eterno

Transitório





Autores:
Coletivo da Oficina do Ponto de Cultura Mais Gente de Itapecerica da Serra.
Oficina ministrada por Diogo Gomes dos Santos



Todos os direitos reservados para "Coletivo da Oficina de Vídeo Produção do Ponto de Cultura Mais Gente"




Descrição dos Personagens:

Thiago
18 anos, 1,75, branco, cabelo liso, físico normal, inseguro, amigo, simpático, pegador, fuma, bebe e toca violão.

Alê
19 anos, Loiro, 1,60, físico normal, bebe,falso, machão.

Rodrigo
20 anos, Negro, trabalhador, estudioso, percussionista, classe média, observador, tosse, fuma maconha, fala bem.

Dono do Bar
35 anos, 1,70, descolado, comerciante.

Maria Clara
16 anos, tem um filho (João Henrique, 2 anos), 1,60, morena, olhos azuis, mora com os avós, trabalhadora, trafica, misteriosa, esperta.

João Henrigue
Entre dois a três anos

Paty
18 anos, ruiva, fala um pouco a mais, fuma todas, baton vermelho.

Márcia
16 anos, loira, folgada, independente,

Charles
Morador de rua, fala sozinho, andarilho

Henrique
Amigo do Thiago, pagodeiro, 22 anos, negro cabelo loiro oxigenado.

Catarina
Mãe de Thiago, viúva, 45 anos, branca, cabelo curto preto, arrogante, insegura

Helton
Moreno, cabelo cacheado, 25 anos, gogo-boy.

Sr. Santos
Dona da banca de jornal

Vários Figurantes para:

Bar do Ed
Banca de Jornal
Ponto de ônibus
Rua, dia e noite
Por do Sol
Cachoeira



Eterno Transitório

FADE IN



Sequência 1 - Interna - Balcão do bar
PS - plano sequência – (Thiago, Alê, Rodrigo, Henrique, todos conversando bem  descontraídos e contentes, enquanto Alê fala):

ALÊ
Parabéns meu amigo! você merece!!!

RODRIGO
E aí mano?! vai pagar aquelas rodadas de brejas que nos deve? "risos"


THIAGO
Como assim?  Quem tem que pagar são vocês!!! (risos)

(A cerveja se acaba enquanto ED trás mais uma. A câmera segue o ED e se encontra com Márcia. ED sai do quadro enquanto a câmera parada focaliza e expõe sutilmente a expressão serena de Márcia. A mão do ED entra no quadro e rapidamente passa algo pra Márcia, ela se vira e caminha calmamente em direção a cozinha, passa pela porta, e encontra Maria Clara esperando sem muito interesse na mercadoria, demonstra ser profissional apagando todos os vínculos com um simples sinal de mão e sai no sentido de onde está a câmera, aproxima e atravessa a câmera, vê ao longe o balcão cercado por um bando de garotos. Sem preocupação se dirige rumo a saída do bar, atravessando o espaço, passa brilhando, sem a intenção de encantar ninguém incendeia o desejo nos olhos de Thiago. Mas, Alê a olha com desdém . A câmera aproxima até o primeiro plano do rosto de Thiago).

FADE IN

Sequência 2 - Créditos iniciais e abertura

Ponto de Cultura da
Associação Mais Gente

Apresenta


Eterno Transitório


FADE IN

Sequência 3 - Interna - noite - casa de Thiago
(Thiago chega a sua casa, é recebido por sua mãe que lhe dá os parabéns)

CATARINA
Obrigada, por ser a última á saber que o meu filho entrou para a melhor universidade do mundo!

THIAGO
Mãeee, não seja tão dramática...

CATARINA
Seu Pai ficaria tão orgulhoso! Mas, não ficaria contente com esse cheiro de bebida e de cigarro. Espero que seja a ultima vez!

THIAGO
Tá bom Mãe! Um Banho de água lava tudo...

Sequência 4 - interna - noite - quarto de Thiago
(Ao se deitar Thiago não consegue dormir e pensa naquela expressão da moça que o encantou tanto. Reprise da imagem de Maria Clara passando pelo bar. Thiago continua pensando em Maria Clara com um leve sorriso no rosto. Vê Maria Clara dando bola pra ele sorrindo, aos poucos a imagem vai se ofuscando até o escuro total. Na manhã seguinte Catarina energeticamente desperta Thiago.)

Sequência 4.1 - Interna - Dia - Cozinha - Porta da geladeira
(Thiago com a cabeça dentro da geladeira é surpreendido por sua mãe Catarina, bebendo no gargalo de uma jarra d'água. Repreende-o novamente indignada com a falta de respeito do jovem, e pergunta inconformada se Thiago já havia tomado banho!!! )

CATARINA
(Pigarros) Bonito né?... Foi essa a educação que eu te dei?... Já tomou banho?...

THIAGO
Ainda não!

CATARINA
Então vai logo tirar esse cheiro... preciso falar com você depois...

(Thiago sem muita vantagem prefere evitar discussão e sai no sentido de onde está a câmera no final do corredor, passa pela porta do banheiro e o barulho do chuveiro e o dos pingos de d’água eco pelos cômodos da casa vazia ...).


Sequência 5 - Interna - Cozinha - Mesa de café da manhã
(Thiago sai do banho e caminha com seus pés mal enxugados pela cozinha pega uma fruta, e sai em direção do aparelho de som, ignora a presença de sua mãe, ela o chama, mas a musica abafa a sua voz, ela não dominar pelo som e...)

CATARINA
EI, EI, EI, OU.... (Thiago abaixa o som um pouquinho) -- Aonde você pensa que vai?  Ta achando que isso aqui é novela ou filme estrangeiro? Vamos tomar café direito, ta pensando o que?... Que isso? senta!!

THIAGO
Ta bom mãe... fala mãe ... vai, fala... fala!



CATARINA
O que está havendo? Você bebeu? foi pro bar com aquele bando de... Chegou cheirando pinga, cigarro, olho vermelho... Não, não, não, nem quero pensar...
( Thiago está distraído, com um ar de desdém, olhar distante.)

CATARINA
Thiago... Thiago! Você está me ouvindo?

THIAGO
Eu acabei de passar pela maior dificuldade da minha carreira; não sei nem o porque de ter feito o que eu fiz!!! Porque tudo o que eu fiz foi pra ver se eu ganhava a sua paz; a sua independência; e a sua liberdade; Eu fui pro bar sim! Mas, só usei as drogas legais!

(Thiago se levanta vai até a mãe e lhe da um abraço, pega uma maçã e sai.)

Sequência 5 - Externa - Dia
(Cotidiano da cidade, puxando uma carroça surge Charles caminhando calmamente até a banca de jornal de Seu Santos.)
CHARLES
O Sr. Santos, cadê o seu Paulo? (risos)

SANTOS
Foi comido pelo porco...(risos) E ai ficou sabendo da nova?

CHARLES
Fiquei sabendo que mataram sete a noite na facada. (risos)

SANTOS
Não, não é isso não. Isso foi ontem. Essa é a quentinha de hoje... Você sabe do Thiago?

CHARLES
Morreu? (risos)

SANTOS
(risos) Não, não, olha aqui. (mostra o jornal de Itapecerica) O Itapeciricano que vai para Harvard.

CHARLES
Ravárdi ? Conheço!!! Já preguei muita papelada por aquele lugar sujo.

(Thiago vai passando pela outra calçada e Charles o percebe.)

CHARLES
“Olê, olê, olá, tem samba de sombra, pra gente samba...”, “olê, olê, olê o lá, lá lá, lá lá...”, oh, artista itapetiricano, hey hey, psiu vem cá, oh fanquiu, vem cá!!!

(Thiago vem até a banca.)

Charles
(Charles apontando Thiago no jornal e mostra para todos.)

Quer dizer então que você agora é o cara,,, de Ravárdi

THIAGO
E ai filosofia? Até tu já esta sabendo...? “Meu amigo Charles...”?

CHARLES
“Tudo o que já foi será do jeito que já foi um dia...”, e nem tudo que está marcado será confirmado!

(Thiago percebe Maria Clara passando na outra calçada com seu filho João Henrique)


Sequência 6 - Externa - Dia - Rua
(Charles sai para um lado cantando e Thiago sai pelo outro, seguindo em direção de "Maria Clara", que é vista pela câmera caminhando pela cidade subjetivamente. Thiago se aproxima, segura sua mão e a moça se vira, então Thiago percebe que é outra mulher).

Sequência 7 - Externa - Dia - Tarde - Indo para o trabalho
(Maria Clara desce do ônibus e segue pela calçada quando percebe que está sendo seguida por Helton que se aproxima pelo outro canto da rua, indignado por não ter alcançado sua atenção, joga sua moto na frente de Maria Clara impedindo sua passagem e iniciando um grande desacerto).

HELTON
E ai mina, se ta me tirando? To querendo trocar uma idéia sobre o meu filho e você fica dando dessas?

MARIA CLARA
Agora é teu filho, é? E a pensão atrasada...? E a escola...? Você sabe quantos anos tem seu filho...?


HELTON
E que história é essa de juiz?

MARIA CLARA
Se não pagar vai ser preso.

HELTON
Cê tá louca mina? Você sabe muito bem com quem cê ta falando...

(Helton avança no braço de Maria Clara, e Márcia vem em seu auxilio)

MARCIA
E ai Helton você sabe muito bem que não se agride uma mulher nem com palavras, e você sabe que os homens tão ai pra levar em cana os infratores, ta ligado né? Na próxima vez que se emocionar e fizer isso o meu pai é quem vai se envolver!!!, falou...? Olha para você com essa moto emprestada... seu aviãozinho!! (risos) Se não pagar a pensão, as roupas e o arroz do seu filho você vai preso, seu nóia!

Sequência 8 - Interna - noite - Bar do ED.
(MARCIA E MARIA CLARA estão terminando de arrumar as mesas do bar. MARIA CLARA está visivelmente irritada e deixa uma cadeira cair, MÁRCIA percebe e fala com ela).

MÁRCIA
Quebrar a cadeira não vai resolver nada.

MARIA CLARA
Queria mesmo era quebrar a cabeça daquele otário!

MÁRCIA
Agora é tarde, vamos trabalhar, a gente resolve isso depois.

(MARCIA abre a porta do bar, enquanto MARIA CLARA vai para cozinha).


Sequência 9 - Interna - noite - Na sala da casa de Catarina.
(Catarina está sentada no sofá lendo o jornal, a câmera aproxima até PP, ela está feliz e fala):

CATARINA
Conseguimos! Você viu (Foto do marido), nosso filho vai para Harvard, parece um sonho, mas conseguimos.

Sequência 10 - Interna - Noite ­- Bar do Ed
(Clientes tomando cerveja, escutando musica ambiente, Thiago e Rodrigo estão sentados na mesa, Thiago observa Maria Clara, Rodrigo levanta o braço, enquanto chega Alê e Enrique, Maria Clara passa e Thiago provoca um acidente).

MARIA CLARA
(Tentando limpar a sujeira provocada pelo acidente em outros clientes, tenta e ).
Desculpa deixa que eu limpo tudo, desculpa...

THIAGO
Desculpa, deixa eu te ajudar...

MARIA CLARA
Não, não, deixa que eu limpo...

THIAGO
Por favor, a culpa foi minha...

ALÊ
Deixa é o trabalho dela.
(Maria Clara sai nervosa).

THIAGO
Qual é Alê?!

ALE
Pô Thiago ta preocupado atoa, essa dai não vale nem a garrafa quebrada bróder.

RODRIGO
Você tá louco? Falar assim da Clara? Você nem conhece ela! Ela trabalha, sustenta o filho, cuida da Vó...

ALE
Trabalha?!!! Desde quando traficar é trabalho? Tá é com medo de perder a boquinha? Você tá pensando no baseado que pega com ela... essa mina é problema...

HENRIQUE
Ei ai moçada, vamos deixar a droga da vó, deixa a mina trabalhando para lá, que a cerveja ta dando dengue e o cigarro agente fuma depois, saúde!!!

(Todos dão de ombro, bebendo respondendo a saúde, Alê e Rodrigo brindam se encarando, Thiago sai).

Sequência 11 - externa - Noite - frente do bar, encontro com Charles
(Vinheta do Charles, comportamento noturno da cidade e encontro com Thiago).


CHARLES
(Cantando a musica - Ronda de Paulo Vanzolini).
“De noite eu ronda a cidade, até procurar, sem encontrar, bebendo com outras mulheres, jogando dadinho, jogando brilhar...”

THIAGO
Caramba Filosofia!  De novo? Parece assombração.

CHARLES
“Moro na filosofia, pra que rimar, amor e dor...” Se a noite ainda não acabou e essa assombração te persegue, meu caro amigo, é porque é tão claro como a luz do dia, que só a noite não te deixa ver, o que já aconteceu e só tu não viu...

(Thiago está reflesivo sobre as palavras de Charles. Os amigos saem do bar falam com Thiago, mas ele não responde, continua pensativo. Maria Clara sai do Bar, Thiago a vê e a segue).

Alê
E aí Thiago?! vamos chegar?


Sequência 12 - externa - noite - encontro de Thiago e Maria Clara
(Thiago se encontra com Maria Clara, e terminam a noite juntos)

THIAGO
Oi! Posso me desculpar pelo bar? Foi mal!

MARIA CLARA
Esquenta não! Isso acontece!

THIAGO
Então Clara...

MARIA CLARA
Maria Clara!

THIAGO
Então, Maria Clara pra onde você esta indo...

MARIA CLARA
Tô indo pra casa.

THIAGO
Vem comigo, te deixo em casa...
(Maria Clara fica um tanto sem jeito pelo convite...)

Thiago
(Insiste)
Vamo aí... qual é... é só uma carona... vamos?

MARIA CLARA
Ai não sei, nem te conheço.

THIAGO
Muito prazer meu nome é Thiago, (Thiago rouba um beijo no rosto)
Ariosvaldo, Saturnino, Carlos, Fernando, Heitor, Dagoberto, Geraldo, Gregório, Horácio, António, Pedro, Francisco, José, Albuquerque, Ferreira de Andrade e Silva

(Maria Clara da risada, os dois seguem e viram a esquina, observados pelo Alê.)

Sequência 13 - interna - dia - cozinha da casa de Catarina - Alê e Catarina tomam café

ALÊ
Ele saiu do bar antes de nós e sumiu com uma sirigaita...

CATARINA
Quem é essa moça que você chama de... sirigaita, é isso?

ALÊ
Ela é uma garçonete... biscate, traficantezinha que tem um filho bastardo...

CATARINA
Chega! Meu Deus! Que isso?! Meu filho envolvido com uma biscate, traficante... Não pode ser! Meu Deus! Aonde ele está agora?

ALÊ
Calma Catarina! vai dar tudo certo já já ele chega, vai dar tudo certo... não conte nada pro Thiago do que eu falei, ô amiga, relaxa vai...

(Alê tenta esconder as suas intenções com um gole de café "com gesto bem delicado" e Catarina fica mais aterrorizada ainda com o que vê).

Sequência 14 - externa - dia - varias locações.
(Thiago, Maria Clara e o filho entram no carro e saem. Maria Clara deixa o filho na escolha, entra no carro... os dois passam por uma das ruas da cidade, param numa sorveteria... Thiago e Maria Clara chegam na cachoeira tomam um banho e terminam o dia observando o por do Sol.)

Sequência 15 - externa (na frente do bar) e intena (na mesa do bar)
(Sequência 15 deve ser editada em paralelo com a sequência 16. Alê e Maria Clara discutem sobre Thiago. Maria Clara permanece em silencio e acaba chorando).

ALÊ
Sua oportunista! você acha que eu não sei dos seus interesses? Você quer o Thiago pelo que ele tem e não pelo que ele é... ele precisa de alguém como eu... Ele vai pra Harvard, uma das universidades mais importantes do planeta, e você acha que vai impedir isso? uma pobre como você, você foi apenas a despedida!

Sequência 16- interna- dia- casa de Catarina.
(Catarina e Thiago discutem sobre a situação de Thiago).
  
THIAGO
Mãe ela não é uma moça qualquer, é a Maria Clara, não uma oportunista. Mãe eu não gosto dela... Eu amo ela. E ela não é interesseira, ela gosta de mim como eu sou. Você não pode interferir na minha escolha.

CATARINA
Mas Thiago, eu  só quero o seu bem! Oh! Meu filho! você não percebe que essa oportunidade é única...?

THIAGO
Ah mãe! os tempos são outros, o país mudou a cidade mudou e precisa de sangue novo, eu posso continuar estudando aqui, posso trabalhar, posso investir no meu próprio negocio, assim posso ficar mais perto de você e de Maria Clara!!!

CATARINA
Esse país é uma merda, só tem corruptos, essa cidade é uma droga!!! Investir no que? Que oportunidade? Essa menina é uma... Deixa pra lá, já chega!!!

Sequência 17 - Externa - Noite - Thiago e Charles conversando na praça da Igreja

(Thiago e Charles sentados na escadaria da igreja bebendo e conversando sobre a vida, depois chega uns amigos de Charles)

CHARLES
Rapaz!!! Quem não cuida do presente, não tem futuro. O presente não existe sem o passado e neste caso, o presente é o nada, o vazio, a solidão...


THIAGO
Qual é filosofia?


CHARLES
Você é o que você é... não o que você gostaria que fosse

THIAGO
Tô é ferrado! Minha mãe, Maria Clara, Harvard, Itapecerica, Brasil...

CHARLES
Sem raiz, uma árvore não se sustenta. Um homem sem uma família, não é só ele.

THIAGO
Sabe o que é filosofia, a mulher é um ser inatingível.

CHARLES
Você não dormiu com ela noite?!

THIAGO
Como é que pode alguém gostar tanto assim de uma mulher? Ela é tão fria, calculista, sistemática, psicótica.

CHARLES
Ela é bonita... Da pra imaginar um romance... Essa coisa quente, hipnótica (ele toma um gole), aquelas curvas... mistério...

THIAGO
Ela queima as minhas esperanças... Mas é minha mãe, né?

CHARLES
Pô manooo!!! Mas não é Maria Clara?

THIAGO
Não filosofia é Catarina.

CHARLES
Catarina... Maria Clara!!! Se uma já é demais! imagina então duas.

THIAGO
Maria Clara é a mulher que me tira do eixo, Catarina é minha mãe, que ainda mantém o meu cordão umbilical?!!!

CHARLES
Agora entendi... duas mulheres em pontos divergentes... lamento dize, mas você está fankiú meu amigo, fankiú e mal pago...

(, chegam os amigos de Charles e começam a beber, falar, cantar, fumar... em segundo plano TINA segura quatro palitos e pede para SUJINHO, JUBILEU, ZEBEDEU E BELELÉU, para cada um tirar o palito de sua mão e depois de um diálogo entre eles, ouve-se um toque de telefone a câmera procura e vai a um plano de detalhe no visor do telefone de Thiago, onde está escrito Maria Clara, ele atende enquanto escurece a cena. Diálogo de Tina e os quatro em segundo plano)    


TINA
Deixa eu vê... o maior é o pau do Beleléu.

BELELÉU
É o meu é o maior mesmo.

JUBILEU
Mas ontem não foi ele que ficou com você Tina?

SUJINHO
Então tem que tirar de novo, não pode repetir, cada noite é um...

TINA
Não, não, não. Não é nada disso. Antes foi o Beleléu... ontem eu descansei, eu não sou de ferro pô. Hoje é o Beleléu de novo...
(Começa um confusão entre eles para ver quem vai dormir com Tina esta noite, quando o telefone toca e...) 


Sequência 18 – Interna – Noite - Quarto de Catarina.
(Catarina está falando com a foto emoldurada do falecido)


CATARINA
A culpa é sua, você foi sempre ausente, ele não para em casa, acho que ele está até bebendo, se enrabichou ai com uma vagabunda, irresponsável igual ao pai. (foto mudança) Não sei o que eu faço? Ele está tão mudado... Também você foi morrer!!! (foto mudança 2). Eu faço o que ele quer... onde foi que eu errei... (Catarina que estava encostada na cabeceira da cama, vai escorregando para baixo. O falecido a observa saindo do esquadro da foto).

Sequência 19 – Interna – Noite – Casa de Maria Clara
(Thiago e Maria Clara, depois de momentos de prazer conversam sobre o relacionamento e Maria Clara termina o namoro com Thiago)
  
MARIA CLARA
Thiago você é o homem sonhado por muitas mulheres. Jovem, bonito, de família tradicional, sem problemas financeiros, talentoso, estudioso... vai estudar em Har...

THIAGO
Ei, ei, ei, pode para, pode para! Já conversamos sobre isso. Eu não vou estudar em Harvard, você sabe!

MARIA CLARA
O que eu sei é que foi muito bom enquanto durou, mas agora chega, o sonho acabou, vamos voltar à realidade.

THIAGO
Do que você está falando?

MARIA CLARA
Estou dizendo meu querido, que é melhor para agora que tá no começo, se não depois, vai ser impossível...

THIAGO
O que ouve? O que foi que eu fiz? Você não gostou? Foi tudo uma brincadeira? Foi fingimento? Você não gostou...

MARIA CLARA
Não fala isso, mas é justamente por isso. Somos pessoas diferentes, nossos mundos são diferentes... melhor você ir pra casa. Vai pra casa vai, vê se pensa melhor, Eu tenho um filho pra criar. Vai pra casa, assim você não vai se arrepende...

THIAGO
Porra meu, você tá parecendo minha mãe, fria, calculista... Eu não vou te abandonar!

MARIA CLARA
Talvez esta seja a questão. Você tem muita certeza!

THIAGO
Como é que é? Quer dizer então que é preferível...

MARIA CLARA
 É melhor assim, ficamos amigos, não vamos nos magoar, vamos preservar tudo de bom que aconteceu entre a gente...

 THIAGO
Quer saber?! quer saber?! vai a merda! tá me entendo? Vai à merda!

(Thiago sai muito nervoso, mas não bate a porta. Maria Clara o observa, vê Thiago entrar no carro, bate a porta, liga o carro e sai cantando pneus. Mara Clara fecha a porta e aos poucos começa a chorar).


Sequência 20 – Interna – Noite – Sala de sua casa

(Thiago entra nervoso, dá de cara com sua mãe sentada no sofá chorando. Ele para rapidamente e entra no seu quarto e bate a porta. Sua mãe para vai parando de chorar, meio aturdida. Thiago sai do quarto com o rosto molhado e uma blusa sobre os ombros. Sua mãe parece que esta num transe, se assusta com Thiago parado na sua frente, ela meio que desperta e quando vai falar, Thiago a corta e fala, nervoso e sarcástico).

THIAGO
Fique tranquila mãe, você conseguiu, mais uma vez você conseguiu. Eu vou pra porra daquele paizinho arrogante... pra’quela Universidadezinha de merda...

CATARINA
Mas filho...

THIAGO
Não mãe, hoje não, hoje eu vou fazer o que eu bem quero da minha vida!

(Thiago sai raivoso, batendo a porta, sua mãe fica assustada, mas ao mesmo tempo vai relaxando com um início de sorriso nos lábios).


Sequência 21 – Interna e Externa – Noite – Ruas e bares da cidade

(Cenas semi-documentais da vida noturna da cidade: bares, jovens bebendo, fumando, se drogando, pelas ruas, carros velozes passam, mendigos perambulando, dormindo nas calçadas, pessoas se picando, injetando. De repente som de uma sirene, a câmera tentar acompanhar, é uma ambulância, a câmera para e a ambulância e o som somem na noite).

Sequência 22 – Interna – Dia – Hospital/Pronto Socorro
(Um médico falando com Catarina)
MÉDICO
Dona Catarina, a senhora precisa, mais uma vez, ser muito forte. Seu filho... (Catarina vai se desmanchando, entra em transe) ... Foi uma overdose muito forte, ele misturou tudo. Quando chegou aqui, já não tinha mais o que fazer.

(Quando o médico está terminando de falar, surge a imagem de Alê lendo um trecho de uma carta, depois dele entra outro personagem lendo um outro trecho da carta, até chegar a vez de Maria Clara que deve ser a última a ler o trecho final da carta. A carta deve falar da vida cotidiana da cidade de Itapecerica da Serra, onde os sonhos de uma geração encontra mais dificuldades do que oportunidades se realizar, onde até o amor , nestes tempos é impossível de se concretizar).

Sequência 23 – Créditos Finais
Os créditos finais não devem aparecer ou subir num fundo neutro ou colorido, tem que ser criado, alguns atrativos que deverão aparecer sobrepostos aos créditos.


F  I  M

Nenhum comentário: