domingo, 9 de setembro de 2012


ENCONTROS COM LIVROS NOTÁVEIS

ou

Tá Difícil? A gente explica!

“Encontro com Livros Notáveis”, é um projeto voltado para estudantes do ensino médio e vestibulandos que acompanharão de forma lúdica, criativa e crítica, o universo literário dos livros obrigatórios do vestibular.
  
O SESC Campinas denomina o projeto: “Tá Difícil a gente explica!”, que objetiva a interação da literatura com o cinema, artes cênicas e música, como instrumentos facilitadores de estudos para aqueles estudantes que estão se preparando para o vestibular da FUVEST, propiciando a todos o exercício da leitura coletiva da obra literária.

a)     Viagens na Minha Terra, Almeida Garret
c) Til, José de Alencar
e) A Cidade e as Serras, Eça de Queiroz
g) Sentimento do Mundo, Carlos Drummond de Andrade

Estes livros ainda não foram adaptados para o cinema. Serão resumidos, roteirizados e apresentados em uma “aula” performance, utilizando-se de recursos do teatro e outras linguagens artísticas.

Além dessa apresentação cênica, para cada encontro com um destes livros notáveis, contaremos com a participação de um convidado especial, que comentará a obra, seus aspectos linguísticos, gênero literário e contexto histórico, apresentando-a de forma que possibilite sua melhor compreensão. Em seguida abrirá conversação com os participantes, tirando dúvidas, esclarecendo e debatendo questões relevantes da obra.

 
Obs.: Para todos os 4 livros que não foram adaptados o formato da apresentação da História aos estudando será o mesmo, mudando apenas o livro.

b)     O Cortiço – Aloísio Azevedo, versão cinematográfica de Francisco  Ramalho Junior;
d)    Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida. (Incluímos este livro como adaptação, considerando a versão para Mini-série de televisão, feita pela Rede Globo em 1984. Desconhecemos versão para cinema.)
f)    Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis, versão cinematográfica de André Klotezel;
    h) Capitães D’AreiaJorge Amado, versão cinematográfica de Camila amado.

Os filmes serão apresentados numa típica sessão cineclubista. O filme antes de ser exibido, será apresentado ao público, a partir da equipe de criação; roteirista (s), Diretor, contextualizando a época em que foi produzido.

Após a exibição, o facilitador fará uma abordagem sobre as diferenças das linguagens literária e cinematográfica, discutirá a estética, a narrativa, a linguagem, a fabulação do filme, levantando questões e abrindo para o debate com o público.


A Equipe
Com o cineasta e historiador Diogo Gomes dos Santos, com o poeta e compositor Cacá Mendes; com a bailarina e professora de arte Joseane Alfer.





Participação especial do violonista e mestre em música, Pepe Guimarães, da professora e mestre em literatura, Edilene Souza.

Este projeto vem acontecendo no SESC Campinas.

Nenhum comentário: