quinta-feira, 21 de novembro de 2013


A PRIMEIRA SEÇÃO (OFICIAL) CINECLUBISTA ACOMPANHADA De DEBATE

No dia 14 de novembro de 1921, aconteceu “a primeira seção oficial de um cineclube, projeção de filmes acompanhada de debate”, quando foi projetado o filme expressionista alemão dirigido por Robert Wise em 1919, Das Kabinett des Doktor Caligari (O Gabinete do Dr. Caligari). A seção ocorreu no Cine Colisée, em Paris¹.



Não esquecemos que o termo “Cine-Club”, foi criado por Louis Delluc, quando lançou em 14 de janeiro de 1920, o Journal Du Cine-Club, posteriormente o jornal passou a ser chamado Cine-Club.



A Dinafilme tinha uma cópia deste filme em 16 mm vinda da Cinemateca Brasileira, que o havia disponibilizado para difusão e era um dos filmes mudo mais requisitado. O Instituto Goethe também tinha uma cópia e emprestava gratuitamente para os cineclubes. Ainda tem em DVD. “Diz-se que naqueles tempos os cineclubes falam alemão!”. Consultado os jornais da época, constata-se que havia uma coluna chamada Cineclubes, preservada até hoje, lá verão que o cinema alemão era tão presente na programação dessa instituição, como os filmes brasileiros. O filme foi lançado em DVD e pode ser baixado da internet.



A Wikipédia indica o ano de 1920 como sendo o da produção e mesmo classificando como sendo um filme expressionista, diz pertencer aos gêneros de terror e suspense. O filme é expressionista!!!

OBS: Evidente que a história é uma narrativa, os esforços intelectuais para justificar este ou aquele ponto de vista, faz cada dia a história ficar mais atraente e mais do que nunca, viva.

---------------------------

¹ - LISBOA, Fátima Sebastiana Gomes, História e Cinema, editora Alameda, SP, 2007, organização: Maria Helena Capelato, Eduardo Morettin, Marcos Napolitano Elias Thomé Saliba, pág. 352.

Nenhum comentário: