quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

ROMARIA, CENTENÁRIO DE FÉ

Um filme só existe quando exibido na tela e bem projetado. O nosso filme "Romaria, Centenário de Fé", completou sua primeira fase de realização, foi lançado na tela do "Cineclube Cinearte" do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí. Uma tela digna do Cinema Brasileiro. Quiçá, outros Sindicatos sigam o exemplo dos Metalúrgicos de Jundiaí, criando uma sala de cinema para o seu cineclube.



Quanto ao filme, seja ele qual for este só se completa quando suas lacunas e silêncios forem preenchidos com as contribuições do público, sejam elas quais forem também e, quando após a sessão este se manifesta... Assim um filme alcança sua plenitude. Pelo que ficou impresso nos corações e registrado naquelas mentes, o filme "Romaria, Centenário de Fé", foi um pouquinho além do que fora proposto: mereceu do público adjetivos de qualidade, ampliando assim os significados de sua proposta inicial.



O filme documentário tem 40 minutos, foi feito em comemoração ao centenário da Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí a Pirapora do Bom Jesus, que teve início em 1914, quando 13 peregrinos marcharam de Jundiaí e foram até Pirapora do Bom Jesus, pedir paz, quando o mundo vivia sua primeira grande guerra. O registro do filme capta a resistência de um povo que professa sua fé e se manifesta nas coisas simples da vida, como a amizade, o companheirismo centrado na tradição de uma cultura forjada no tropeirismo.



Romarias são também manifestações de grande participação popular, onde a linha divisória entre o profano e o sagrado, é separada por um tênue fio que interagem e ao mesmo tempo interferem diretamente no dia-a-dia das pessoas, interagindo na formação da memória coletiva. As mudanças sociais que ocorrem ao longo do tempo, preservam a jornada peregrina em torno da devoção.



É um filme feito para romeiros, sem perder de vista sua tradição religiosa, sua trajetória de mudanças, contribuições e adaptações a novos valores sócios culturais. Registrada como Patrimônio Imaterial, numa cidade administrada pelo Partido Comunista do Brasil, conferindo assim, valor inestimável à cultura social brasileira em torno deste acontecimento.



Evitou-se no filme o didatismo ainda presente em muitos documentários, a religião sem compromisso transformador e o panfletarismo de ocasião, para construir uma narrativa dinâmica, alegre, evolvente e que confere a oralidade dos depoimentos, valor cultural universal. Um documentário que valoriza a reflexão bem dosada, com um ritmo narrativo divertido e informativo.



A jornada dos 13 peregrinos que no início do século que marcham pela paz, se renova nos dias atuais por uma vida plena, democrática e cidadã. A Romaria segue sua trajetória de renovação, marchando todo ano a Pirapora, o filme inicia sua jornada “telegrina” em busca do público por telas deste mundão a fora.




ROMARIA, CENTENÁRIO DE FÉ
Doc. Digital, Cor, 40 min. Jundiaí, SP/BR, 2014


Roteiro e Direção
Diogo Gomes dos Santos

Produção Executiva
Vânia Feitosa

Diretora de Produção
Joseane Alfer

Diretor de Fotografia e Edição
Fábio Castel

Música Original
Lemão Gut

Técnico de Som
Felipe Calixtre

1ª Assistente de Produção
Anelise Zaqueo

2º Assistente de Produção
Ricardo Silva

Realização
Cine a Vapor Produções

Patrocínio
Prefeitura Municipal de Jundiaí
Secretaria Municipal de Cultura
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

Apoio
Associação dos Romeiros de Jundiaí
Secretaria de Cultura da Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus


Nenhum comentário: