domingo, 1 de maio de 2022

 

MUROS DA VIDA em CANNES



Filme joseense, representar
á o Brasil no Festival de Cannes, 2022. Direto do Campo dos Alemães, bairro estigmatizado da cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, MUROS DA VIDA, 2021, curta-metragem dirigido por Zoran Djordjevic. Com ele coroteirizamos e produzimos o mesmo, sobre as atividades desenvolvidas pelo excepcional artista plástico Marcos Santos. O filme será exibido domingo, dia 22 de maio de 2022, às 14h, na Sala Gilbert Fort, rua Mimont 45, Cannes/França.

Para sua produção o filme foi contemplado pela Lei Aldir Blanc¹, por meio de edital da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com aporte financeiro de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), no entanto, para sua viabilização, foram estabelecidas parcerias, a equipe foi formada com profissionais oriundos do Núcleo de Estudos, Produção e Difusão de Cinema & Vídeo Ethos e amigos da cidade, que apostaram nos valores humanos do projeto e não mediram esforços para sua realização.

O filme já participou de 35 festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior. Já ganhou até o momento, mais de uma dezena de prêmios, agora brilhará em uma das telas máximas, se não a máxima, do cinema mundial, o Festival de CANNES!

 
MUROS DA VIDA é um filme genuinamente joseense, é uma história que só poderia acontecer aqui, feita por gente daqui. A personagem retratada, o cenário aonde a história se passa, realçam manifestações locais de valor cultural universal. Tanto as equipes técnicas e artísticas e o diretor, o Sérvio/Iugoslavo Zoran Djordjevic que há quase três décadas vive integrado na vida cultural da cidade, constituem um time de profissionais altamente qualificados.

 Marcos Santos nasceu sem os movimentos dos braços, mãos e sua fala ficou prejudicada, ela pinta e faz todas suas necessidades, com o pé esquerdo. Se diz agradecido por tudo que recebeu de ajuda em sua trajetória de vida e por isso, que retribuir a comunidade, oferecendo o que ele aprendeu com outras pessoas: ensinar sua arte, as crianças da sua cidade.



 Por isso a narrativa do filme aborda um fragmento do seu projeto, quando diz: Eu sei, é difícil mudar o mundo, mas, de repente, eu posso começar pela minha rua. Num esforço de trabalho colaborativo, a produção é por um lado o prolongamento do trabalho desenvolvido anos atrás pelo Núcleo Ethos e por outro lado, é uma composição com artistas da cidade, um time de excelência do audiovisual regional.

             Como coloca Zoran: Falta nos as palavras para descrever nossa felicidade. Nosso sonho se tornou realidade, vamos participar do Festival de Cannes! Esperamos que este fato nos ajude abrir portas para o nosso próximo filme. Estamos imensamente gratos pelo festival nos possibilitar mostrar nossa história e a mensagem que o filme traz, para muito além de nossas fronteiras.

_____________________

¹ - Lei Aldir Blanc de emergência cultural, criada em função da pandemia da COVID-19, para socorrer o setor cultural do país.

 

 


FICHA TÉCNICA - MUROS DA VIDA

Documentário, DCP, Cor, 15 minutos, 2021

 ComMarcos Santos

 Direção e Montagem: Zoran Djordjevic

 Produção e Roteiro: Diogo Gomes dos Santos e Zoran Djordjevic

 Imagem:  Aline Juliet e Zoran Djordjevic

 Música:

Rosa da Costa

Composição; “Lazúli” Zorak Records

 Foto: Marcela Oliveira e Rooselvet Cassio

 2ª Unidade de Câmera e Som: Marcel Oliveira e Clóvis de Oliveira

 Arte e Animação: Júnior Fonseca

 Som e Mix: André Monteiro

 Marketing: Ed Trwtman

 Drone:  Alex Sosa

Making Off: Tasso Barreto


Nenhum comentário: