segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PROJETO CINECLUBE NA CIDADE PROMOVE BATE-PAPO COM O CINEASTA
DIOGO DOS SANTOS
NESSA QUARTA-FEIRA, 15.09.10


O cinema está de volta ao centro da cidade!

O Projeto Cineclube na Cidade traz um convidado especial no mês de setembro: o Cineasta e Cineclubista Diogo Gomes dos Santos participa da exibição e bate-papo do filme “Um lugar ao sol” na quarta-feira 15/09.


Após a exibição do filme, o cineasta irá conversar com o público sobre o novo panorama do cinema brasileiro.


Diogo Gomes dos Santos atua há mais de 30 anos como cineasta e já foi premiado em diversos festivais além de ser Cineclubista, já participou de cineclubes históricos como o do Sindicato dos Jornalistas, Bixiga, Capitães D'Areia na cidade de São Paulo e fundou diversos núcleos de produção em cidades como São Paulo, José dos Campos, Diadema e Várzea Paulista.


A sessão dessa semana exibe ás 19h00, “Um lugar ao sol”, filme nacional premiado do Festival de Gramado em 2009 e participou de diversos festivais nacionais e internacionais.


Trata-se de um documentário feito a partir de entrevistas com moradores de coberturas de luxo em Recife, São Paulo e Rio de Janeiro, dialogando com a verticalização e a urbanização desenfreada das cidades.



A sessão infantil, voltada para estudantes continua no período da manhã com o filme “O ano em que meus pais saíram de férias”, ás 10h00.

O projeto Cineclube na Cidade cria um espaço alternativo de cinema com debates e convidados, oferecendo reflexão e difusão cultural.



Entrada franca - Sala Glória Rocha


Rua Barão de Jundiaí, 1093, Centro


Tel. 4521-0971



Os filmes

10h00

O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS
(2006, longa metragem, drama, 110 minutos, Brasil)


Classificação indicativa: 10 anos (indicado para alunos do ensino médio)


1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.


19h00

UM LUGAR AO SOL
(2009, longa metragem, documentário, 71 minutos, Brasil)


Classificação indicativa: Livre

Um Lugar ao Sol é um documentário que reúne depoimentos de moradores de luxuosas coberturas de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O diretor conseguiu acesso aos moradores através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. No livro, foram catalogados 125 donos de coberturas. Desses, apenas 8 cederam entrevista. O documentário oferece um rico debate sobre desejo, visibilidade, altura, status e poder. É um filme que reflete sobre a classe dominante brasileira e a verticalização das cidades, abordando o imaginário sócio-cultural de um grupo pouco problematizado na cinematografia nacional.


Direção: Gabriel Mascaro




Contato com a produção:


Vânia Feitosa


cineclubenacidade@yahoo.com.br


9700-3120 - 8029-3780

Nenhum comentário: