domingo, 23 de janeiro de 2011

Antônio Gouveia Jr.




Lançamento do filme "Diários de Motocicletas" de Walter Salles no Artplex Frei Caneca


Gouveia foi uma daquelas pessoas que, ao conhecê-lo a primeira vez, dificilmente se esquece. Veemente, astuto, agressivo, amável, amigo sincero, sua grande paixão ou razão de vida foi o Brasil, a formação do seu povo e da imensidão da nossa nação. Atualmente chamávamos de o africano, devido a sua origem, a Ilha da Madeira (de acordo com uma de suas teorias: um pedaço de terra que se deslocou da África e parou ali, por acidente, na altura do continente europeu, ao lado de Portugal). Apaixonado pela leitura e pelo cinema chegou ao cineclubismo por intermédio de Felipe Macedo.

No cineclubismo acompanhou a política do movimento, elaborou, junto com seu amigo Arnaldo Vuolo, todo o pilar jurídico da estrutura cineclubista, desde um simples estatuto de um cineclube, e toda estrutura jurídica, piramidal do Movimento – cineclube, federações, Dina filme e CNC -, atualmente, quando da Rearticular do Movimento, criou um novo modelo de estatuto: “um tratado jurídico sobre o assunto”. Solucionando questões que no passado não foi possível devido à legislação em vigor.

Gouveia foi um dos criadores do Cineclube do Sindicato dos Jornalistas, foi o mentor intelectual e realizador do Cineclube Bixiga. Foi sócio e advogado do circuito Unibanco e foi ele quem trouxe o Adhemar Oliveira para o cinema, primeiro como gerente do Bixiga. Atualmente cineclubava no “Baixa Augusta”, no Centro Cineclubista de São Paulo.

Foi presidente do Diretório Acadêmico, XI de Agosto, do Largo São Francisco (Faculdade de Direito da USP), advogado, jornalista, trabalhou por muito tempo no jornal A Gazeta Mercantil de São Paulo, era membro da Comissão de Assuntos Estratégicos da UNICAMP, foi Assessor parlamentar do Ministro da Fazenda Dílson Funaro, no governo José Sarney, Assessor de Imprensa do Palácio Bandeirante, membro do Centro Cultural 25 de Abril, um entusiasta da Revolução dos Cravos, militou pela vida, pela cidadania, etc.

Atualmente era convidado para proferir palestras no Brasil e no exterior e até para “palpitar”, como dizia ele, em roteiros de filmes.  Já havíamos praticamente terminado as gravações de um vídeo para a TV da Ilha da Madeira, sobre a herança cultural desta comunidade no Brasil, radicada especialmente na zona norte (Santana) de São Paulo, onde a maioria se instalou.

Visita as obras do Cineclube Grajaú - Sala Vitrine do Circuito Popular de Cinema do Centro Cineclubista de São Paulo -.

Muito ainda falaremos dele, Gouveia foi antes, fora do combinado, é uma perda que pessoalmente deixa um vazio fundo qui nem cacimba!

Que seja suave o seu caminho, descanse em paz!

Diogo Gomes dos Santos

2 comentários:

Paulo de Jesus disse...

Diogo, com essa história toda do fechamento do Belas Artes, recuperei nossa campanha que tentou salvar o Bixiga (LUZ, CÂMERA, AÇÃO DE DESPEJO), lembra? Daí pra recordar também de você foi um passo! Como podemos trocar e-mails? Você está no Facebook? Ou no Orkut? Abração, Paulo de Jesus

Diogo Gomes dos Santos disse...

Caríssimo Paulo (estou falando com Paulinho?), que bom te encontrar mesmo por aqui. Ainda guardo alguns adesivo da nossa campanha, uma cópia péssima do comercial e andei reaproveitando a ideia da campanha em outras peças, para comemorar o retorno dos cineclubes e para anunciar um programa de TV, veiculado na Web.
Bom, meus contatos: e-mail:diogo_gomescn@yahoo.com.br
é o mesmo do Face.
www.cineclubebrasil.com.br
www.narrativascineclubistas.blogspot.com
Tel. 99828.4984 (V) 96925.9282 (C) 98723.0892 (T) 3854.9553 - fixo.

Abs,