segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

MEMÓRIAS DA BOCA


No próximo dia 10.11.15, entra em cartaz no Cine Caixa Belas Artes o filme “Memórias da Boca”, longa-metragem composto por 8 curtas-metragens, ficção e não ficção, Sala Aleijadinho, no horário das 17:40. A presença dos cineclubes está registrada no filme: TRIUMPHO, 134 – Os Cineclubes na Boca do lixo.

Produzido sem recursos oficiais, o filme como em seu conjunto, faz jus a produção realizada naquele território cinematográfico paulista, já considerado como o ciclo mais importante do Cinema Brasileiro.

Vale lembrar que o filme entra em cartaz num dos piores momentos para exibição do filme brasileiro, porque nesta época do ano, as distribuidoras aproveitam para lançar todos os filmes que estão aguardando agenda nos cinemas. É o chamado momento da desova, porque em seguida entram em cartaz os enlatados, que buscam em nosso mercado, galgar prestígio em busca da tal estatueta comercial do Oscar.

Agradeço ajuda na divulgação do nosso filme. Aqueles que puderem conferir na tela a existência do filme e quiser contribuir com críticas, desde já fico imensamente grato!


Memórias da Boca
Brasil/SP | 2013 | colorido/p&b | 84 min. | ficção/não ficção

Direção: Alfredo Sternheim, Mário Vaz Filho, José Mojica Marins, Clery Cunha, Tony D’Ciambra, Diogo Gomes dos Santos, Valdir Batista e Diomedio Artemis Piskator. Produção Executiva: Diomedio Artemis Piskator. Roteiro: Alfredo Sternheim, Mário Vaz Filho, José Mojica Marins, Clery Cunha, Diomedio Artemis Piskator, Tony D’Ciambra, Diogo Gomes dos Santos, Valdir Batista e Valdir Medori. Fotografia: Tony D’Ciambra. Som: Mário Dalcendio Jr. Montagem: Caio Polesi e Renan Silbar. Direção de Arte: F. E. Kokocht. Musica: Aldy Carvalho.

Elenco: Elizabeth Hartmann, Neide Ribeiro, Débora Muniz, Mel Lisboa, Amanda Banffy, Gilda Vandenbrande, Carla Gobbi, Raquel Araújo, Lucienne Cunha, Roberta Mestiere, Eduardo Silva, Juan Carlos Alárcon, Beto Magnani, Geraldo Mário, Wilson Sampson, José Índio Lopes, Zé da Ilha, Castor Guerra, Paulo Faria, Osvaldo Gonçalves, Paulo Márcio, Máximo Barro, Walter Wanny, Alan Fresnot, Andre Gatti, Eduardo Paes Aguiar, Eufra Modesto, Tânia Costa, João Subires, Hed Ferri, Ligia de Paula Souza.

Realização: Instituto Ozualdo Candeias, Memorial do Cinema Paulista, Cumamê Cinema, Cinemário Produções, Fillmyca Produções, Peripécias Filmes, Cine a Vapor Produções, Griffith Produções Cinematográficas, Ramakriya Produções.

Sinopse: O filme traça um perfil da produção cinematográfica da Boca de Cinema de São Paulo. São oito episódios independentes de ficção e documentários, realizados por diretores remanescentes da Boca.

1º Episódio: Amigas para sempre, direção de Alfredo Sternheim.  Sinopse: Blanche Duvall e Dadá Vartan, foram atrizes do cinema da Boca do Lixo e reencontram-se num café, a pedido de Blanche. A conversa começa amável, com expressões de saudade do cinema da Boca e a lembrança de filmes com as suas atuações, mas quem mexe no passado também desenterra mágoas e conflitos.

2º Episódio: Passagem de Tempo, direção de Mário Vaz Filho. Sinopse: Mário Vaz Filho narra a saga da Embrapi, produtora independente idealizada por dez cineastas da Boca do Lixo, que realizou sete filmes de longa-metragem em um ano, e presta homenagem a quatro sócios já falecidos: Ody Fraga, Jean Garrett, Antonio Moreiras e Claudio Portioli.

3º Episódio: Bangue Bangue, direção de Valdir Baptista. Sinopse: Diálogo entre dois atores e técnicos de cinema da Boca do Lixo, Walter Wanny e José Índio Lopes, sobre como eram produzidos os westerns brasileiros. Em tom nostálgico e brincalhão, contam histórias de como eram contornadas as dificuldades técnicas e realizada a ambientação do gênero no Brasil.

4º episódio: entrandopelocano.com, direção de Tony D’Ciambra. Sinopse: Encanador em um dia normal de trabalho recebe uma chamada de emergência. O telefonema era um trote, mas ele inadvertidamente acaba num prostíbulo, levado até uma prostituta que o trata como um cliente pré-agendado e o submete a fantasias sexuais sadomasoquistas indesejadas.

5º episódio: Triunfho 134 – Os Cineclubes na Boca do Lixo, roteiro, edição e direção de Diogo Gomes dos Santos. Sinopse: O filme registra a presença dos cineclubes na “Boca do Lixo Cinema” e o envolvimento de alguns cineastas com esta atividade, através de entrevistas com vários cineclubistas e cineastas.

6º Episódio: Autofilmagem, direção de José Mojica Marins. Sinopse: José Mojica Marins caminha pela Rua do Triunfo e discorre sobre a importância do cinema produzido na Boca. Relembra as dificuldades inerentes à produção daqueles filmes, a solidariedade que ajudava a viabilizar os projetos e vários diretores e produtores que ali trabalhavam.

7º episódio: Experiência Macabra, direção de Clery Cunha. Sinopse: Durante as filmagens de “Joelma 23º Andar”, numa sequência no IML (Instituto Médico Legal de São Paulo), o ator Carlos Marques é trancado intencionalmente num depósito funerário com corpos queimados e mutilados. A intenção era conseguir maior realismo na interpretação. A história é narrada por Clery Cunha, diretor do filme e autor da “brincadeira”.

8º Episódio: Mil Cinemas, direção de Diomédio Artemis Piskator. Sinopse: Metalinguístico, o filme articula, em linguagem fragmentada, detalhes dos bastidores de uma equipe que realiza um filme na Boca de Cinema, homenageando a produção local.








Nenhum comentário: