Curso Básico de Vídeo - Formador de Multiplicadores
ESCOLA LIVRE DE
CINEMA E AUDIOVISUAL
Premissas
A facilidade aliada a
mobilidade das novas mídias, a rápida evolução dos veículos de comunicação,
redução dos custos possibilitando acesso às ferramentas dos meios de produção
desse segmento. O audiovisual é um dos segmentos que mais cresce, apesar de todas
as adversidades. Criou-se a ilusão de que realizar uma peça audiovisual, é algo
elementar, basta ligar a câmera e deixar que ela faz tudo.
É verdade também que
nesse novo contexto, o audiovisual está ao alcance de um número significativo
de brasileiros. Câmeras, computadores, internet, celulares, que facilitam
captar e usar imagens e sons para expressar ideias, mostrar diferentes
realidades, compartilhar e divulgar maneiras únicas de ver a vida e refletir
sobre, como, e por que as coisas acontecem.
O cinema e o audiovisual, além de ser
objeto comercial e industrial é acima de tudo arte, manifestação de um povo. A
imagem em movimento, associados à linguagem escrita e sonora, permitem a
compreensão do mundo até mesmo para aqueles ditos não alfabetizados. A
alfabetização hoje é vista com olhos, que vão muito além da linguagem escrita,
perpassando por todas as outras linguagens. Como já constatado por Howard
Gardner e suas múltiplas inteligências, “o homem se alfabetiza por
vários segmentos”. A leitura da linguagem visual necessita de uma
aprendizagem adequada para se tornar significativa, na busca de um conhecimento
integral.
O objetivo é a alfabetização visual,
para uma melhor leitura do mundo em que se vive através de uma construção
participativa do saber.
A metodologia da Escola Livre de Cinema
e Audiovisual de São José dos Campos, sedimentada no tripé: a) saber cognitivo
do aluno; b) natureza coletiva do cinema e do audiovisual e c) formação cidadã
do homem, enquanto parte integrante do meio sócio cultural ao qual pertence
está espelhada também na pedagogia tradicional do Cineclubismo, enquanto
formação do olhar, nas Escolas de Cinema de Santa Fé, criada por Fernando Birri
na Argentina, Escola de Santo Antônio de Los Banhos, de Cuba, inspirada por Gabriel
Garcia Marques e nas experiências das oficinas “Um Certo Olhar”, desenvolvidas
por Diogo Gomes dos Santos na Casa de Cultura do Butantã, São Paulo; Fundação
Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, SP; Departamento de Cultura
de Diadema, Departamento de Cultura de Várzea Paulista, SP, na Secretaria de
Cultura de Ibotirama, BA e nas referências bibliográficas e filmografias gerais
da escola e as de cada disciplina dos cursos da grade escolar.
Tal formação profissional inclui a produção e transmissão do conhecimento
de forma contínua e inacabada, conduzindo-os a um posicionamento crítico frente
à produção científica, industrial e cultural, bem como, possibilitar aos
educandos, postura crítica frente à realidade que os cerca. Tudo isso,
compreende o binômio Estudo/Criação, capaz de sustentar a formação de profissionais habilitados a socializarem o conhecimento. O curso geral terá duração de 2 (anos) anos distribuídos em 4 (quatro) períodos.
Além de formar profissionais para a
realização das imagens em movimento, os cursos da ELCASJC compreendem também, a
iniciação no exercício da pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da
linguagem do audiovisual brasileiro, da preservação da memória e do "pensar/repensar,
aprender a reaprender" a cultura da história audiovisual do país, enquanto
ciência em processo permanente de construção coletiva do saber. É neste espaço
de construção do saber que está localizada a proposta de Curso Básico de
Vídeo e Formação de Multiplicadores.
JUSTIFICATIVAS
Se compreendermos que o ato de ensinar é por excelência o ato de
aprender a reaprender, temos no Fédon de Platão, o princípio da metodologia a
ser aplicada no projeto do Curso Básico de Vídeo - Formação de Multiplicadores,
onde prática e teoria são vias de mão dupla. Antes de formar especialistas,
técnicos habilitados ao ofício de uma profissão, o curso se propõe a estimular
o desenvolvimento humano dos alunos, apontando para a construção de uma
sociedade cujos membros persigam sua cidadania, num ato permanente de criação e
construção do refletir e do saber fazer, utilizando o produto audiovisual como
ferramenta motivadora do debate.
OBJETIVOS GERAIS
- Capacitar os alunos na produção audiovisual,
apresentando-os a cada etapa pela qual passa uma idéia até que ela se
torne um produto audiovisual;
- Orientar a busca dos estudantes por
informações e conhecimentos específicos do setor audiovisual e do fazer
artístico, capacitando-os a continuar sua formação após o curso e
incentivando-os na busca permanente de conhecimento;
- Estimular o trabalho coletivo, fundamental na
produção audiovisual, através do desafio de uma produção nascida desde a
idéia durante o curso até a sua finalização como produto audiovisual;
- Capacitar os alunos a compartilhar o
conhecimento adquirido, oferecendo metodologia e técnica, para que possam
aplicá-las em oficinas multiplicadoras junto às suas comunidades.
PROGRAMA DE CURSO
DIA 1
Apresentação da proposta de curso;
Produção industrial,
comercial e amadora: quais as diferenças?
Do ponto de
vista econômico, do que falamos?
A produção audiovisual
como ferramenta na busca da cidadania
Audiovisual como indústria
Organização e financiamento
das produções
Leis de
incentivo e financiamento direto
Distribuição de obras
audiovisuais
TV x On
Demand/Streaming x Cinema
Introdução à linguagem audiovisual;
Os Elementos do Cinema
Evolução da linguagem
cinematográfica
História dos formatos e suportes audiovisuais
Primeiro contato com
ferramentas
Brincadeiras com a
imagem estática
Os impactos da tecnologia digital no audiovisual
DIA 2
As etapas de produção audiovisual
Idéia
Roteiro
Argumento/Idéia
Dramaturgia
Personagens
Tipos de roteiros
Ficção
Documentário
Roteiro de Produção/Set
Representação
da imagem no roteiro
Story Board
Pré-produção
Produção
Arte
Cenografia
Figurino
Finalização
Distribuição
Exibição
Os profissionais no audiovisual
Direção
Cinematográfica
Direção de Fotografia
Iluminação
Engenharia e
Maquinária
Produção e Produção
Executiva
Direção de Arte
Direção de Elenco
Preparação de Atores
Assistentes
Continuista e
Contra-regras
Técnico de Som, Som
direto e sonorização
Trilha Sonora
Edição e Finalização
Dublagem / legendagem
Animação
Cineclube / Exibição
Aspectos legais em uma produção audiovisual
Direitos autorais
Direitos
trabalhistas/organização e regulamentação profissionais
Responsabilidades
diretas e compartilhadas
Experimentação da linguagem
Construção coletiva de
um roteiro
DIA 3
Oficina de Animação
Conceitos fundamentais
Técnicas de animação
Ferramenta pedagógica
Oficina de Iluminação
Luz como elemento de
comunicação
Cores e percepção
Construção técnica de
mapas e roteiro de luz
Ferramentas e arsenal
do iluminador
Trabalho conjunto entre
iluminador e fotógrafo
Noções básicas de
eletricidade e segurança
Dimensionamento da luz
Pré-produção
Finalização do roteiro
de produção
Divisão de tarefas e
trabalho coletivo
DIA 4
Produção do vídeo do curso
Cenografia
Figurinos
Sonorização/ambientação
DIA 5
Pós-produção
Equipamentos e técnicas
de edição
Edição e sonorização do
vídeo produzido no curso
Encerramento
Corpo Docente
Coordenador Pedagógico/docente:
Edvaldo Almeida, jornalista, fundador
do Núcleo de Pesquisa e Produção em Cinema e Vídeo ETHOS, vice coordenador da
Comissão Municipal de Cinema e Vídeo da Fundação Cultural Cassiano Ricardo
(1998).
Docente:
Ricardo Bastos, iluminador, fundador do Núcleo de Pesquisa e Produção
em Cinema e Vídeo ETHOS, arte-educador e ator.
Docente:
Diogo Gomes dos Santos, mestrando, historiador, cineclubista, diretor, roteirista.
Coordenadora Técnica da Proposta/Coordenadora do Projeto Cinematographo:
Katiucia Zigiotto
Monitor/Bolsista:
Rodrigo Lira Fabiano
Público Alvo e Número de Vagas
Jovens até 20 anos
25 vagas
Carga horária teórica:25
Carga horária prática: 10
Carga horária total: 35
BIBLIOGRAFIA
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