domingo, 8 de dezembro de 2019


 INFORMATIVO 001/2019
02 de Dezembro de 2019.

AOS CINECLUBES BRASILEIROS – CNC

O Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – CNC, vem a público apresentar a nova Diretoria Executiva, eleita durante a realização da 30ª Jornada Nacional de Cineclubes, realizada nos dias 24 a 27 de outubro de 2019, na cidade de Viçosa, com o apoio do Cineclube Carcará, Universidade Federal de Viçosa – MG, Centro Cineclubista de São Paulo e da Federação Internacional de Cineclubes.


As mudanças caracterizadas como grande retrocesso ocorridas no país, são fatos que explicam, em parte, o desmonte dos cineclubes, enquanto representação do que identificamos como “Movimento Cineclubista”, começando pela própria organicidade da entidade nacional e das entidades de representação estadual a ele filiadas, atualmente reduzidas à duas ou três, em processo bastante difícil de sobrevivência.
O que aconteceu com o Brasil após o impeachment da Presidenta Dilma, passando pelo ex-presidente Michel Temer e a posse de Jair Bolsonaro, foi o total desmonte da cultura e outros setores, promovendo o esgarçamento do tecido social, fragmentando a sociedade, reduzindo drasticamente seus recursos e a extinção do Ministério da Cultura incorporando-o no Ministério da Cidadania. O ódio, a intolerância e a prepotência se legitimaram.


Os “cineclubes” estão presentes em quase todos os segmentos sociais e precisamos retomar esta prática e discussão.
Os que permanecem inscritos na entidade nacional, portanto, células do que identificamos como “ Base piramidal do Movimento Cineclubista”, estão reduzidos a pouco menos de três algarismos.
Todas as ofensivas elencadas acima afetaram o cerne estrutural do “Movimento Cineclubista” que, sem recursos para a realizar as uma Jornadas, um hiato de quase 05 anos se estende, sem a realização, da mesma, sem eleição de nova Diretoria e consequentemente, não foram efetivadas as diretrizes deliberadas do último encontro nacional ocorrido em 2015 em Itaparica/BA.


Mesmo diante deste cenário retrógrado, de revanchismo no campo da cultura, de pensamento conservador contra a diversidade de expressões, numa visão reducionista com um viés ideológico e tacanha, alguns cineclubistas filiados ao CNC, pertencentes à uma diretoria de 27 membros assumiram a organização e realização do 30ª Jornada em Viçosa. Outros cineclubistas se uniram ao coletivo e deu-se início à construção da jornada.
Participaram da 30ª Jornada Nacional de Cineclubes, 34 cineclubes vindos de 07 estados e o Distrito Federal: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.
Entre alteração de Estatuto e outras deliberações, a Assembleia Geral do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, elegeu a nova Diretoria Executiva, que ficou assim constituída:

     Presidência:
Terezinha Lúcia de Avelar
Cineclube Joaquim Pedro de Andrade
Belo Horizonte / MG

·                    Vice-Presidência:
Francisco Javier Lillo Biagetti
Cineclube Imigração
Goiânia - GO

·                    1º Secretário:
Luciano Guimarães de Freitas
Cineclube Eco Social
Águia Branca - ES

·                    2ª Secretária:
Marinez Teodoro Fernandes
Cineclube Dagaz
Volta Redonda -RJ.

·                    1ª Tesoureira:
Antonieta Shirlene Mateus
Cineclube Uma tela na Minha Rua
Belo Horizonte – MG

·                    2º Tesoureiro:
Diogo Gomes dos Santos
Centro cineclubista de São Paulo
São Paulo - SP

·                    Diretor de Comunicação:
Antonio Balbino
Cineclube Confabule
Brazlândia – DF


Ao apresentarmos a nova diretoria do CNC, diante do cenário de sombras que pairam sobre o Brasil, convidamos a todos e a todas, cineclubes e cineclubistas brasileiros, para que possamos reagir, somando e multiplicando esforços em cada território e em cada região no Brasil, congregando forças para que a união seja maior do que quaisquer fronteiras.


Reafirmamos enquanto membros da Diretoria eleita, o nosso objetivo em contribuir para retomada de avanços, encontrando através do bom debate e do diálogo, os sentimentos que nos fortaleçam nossa batalha.

É fundamental a existência dos cineclubes!
O momento pede união e luta!





Viçosa – MG, 27 de outubro de 2019.


Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
Gestão 2019 - 2023

Viva ao cineclubismo brasileiro!

Nenhum comentário: