Claudio Tozzi: Arte Cidade
Resumo
O artigo analisa murais a céu aberto na cidade de São Paulo, do artista plástico Claudio Tozzi, um conjunto de três murais: Viaduto Tutóia/Avenida 23 de Maio, da Avenida dos Bandeirantes/Aeroporto de Congonhas e Avenida dos Bandeirantes/Rodovia Imigrantes, tramas narrativas e estéticas, grafadas no tecido urbano, que não existem mais. Essas obras estabelecem diálogo entre a produção e a fruição dos munícipes, tecendo ponte metafórica com a linguagem do cinema, pela ideia de sensação do movimento, registros oriundos do cinema, mas decorrente do deslocamento do observador e que carregam significativos valores simbólicos.
Palavras-chave: Claudio Tozzi; Arte cidade; Murais urbanos. Cinema.
Introdução
O diálogo entre a produção e a fruição
dos murais urbanos do artista plástico Claudio Tozzi e a ideia de movimento
sugerida pelas imagens em movimento, proporcionavam a perspectiva de movimento
pelo deslocamento dos observadores e não da imagem. Pretende-se, assim,
compreender os impactos que os murais causaram, seus efeitos e manifestações no
cotidiano da população, e seus estreitamentos com a linguagem do cinema.
Em decorrência da
Revolução Industrial, as cidades receberam uma avalanche de imigrantes,
impulsionando o crescimento acelerado dos centros urbanos, exigindo visão
criativa diversificada. Questões sócio-políticas e conflitos foram concentrando
e ampliando os desafios, na busca de soluções para os problemas decorrentes
(AJZENBERG, 2010).
Arte cidade é movimento, intervenção em
espaços públicos, em interação direta com a população, acessível a todos, e se refere a produções
em locais de livre acesso (AIDAR, s.d.).
Considera-se que a arte é um campo de
livre expressão, carregada de sentidos visuais, símbolo de perenidade da marca
do homem no tempo, por meio da produção pictórica.
O objetivo é analisar obras de Claudio Tozzi nas
áreas públicas da cidade, conjunto de três murais horizontais: Viaduto
Tutóia/Avenida 23 de Maio, Avenida dos Bandeirantes/Aeroporto de Congonhas e o da
Avenida dos Bandeirantes/Rodovia Imigrantes. Esses inexistem no cenário
paulistano, permanecendo vivos na memória de parcela da população que
teve oportunidade de apreciá-los.
Segundo Aragão (2010), a transformação dos espaços
urbanos e sua expansão, costumes e modo de vida são evidenciados na arte. Essas
questões tangenciam a opção criativa de Tozzi.
Tozzi afirma seu interesse em produzir obras para o grande público, em
espaços públicos, no sentido de desloca-las dos espaços tradicionais para locais
de acesso livre, a concepção do projeto é em função de sua
formação em arquitetura (MAGALHÃES, 2007).
As pinturas dessas obras
foram
realizadas em parceria com a empresa Dovar-Lukscolor, por iniciativa da
Prefeitura de São Paulo com o projeto “Operação Belezura”, em 2004, que
se observava a potência da cor e a incidência da luz natural como elementos
fundamentais, traçando o tecido urbano.
Segundo Magalhães (2007), a olho nu, os
murais proporcionavam numa fração de segundo, a ilusão de montagem, numa
relação cinética, por meio de formas pintadas, mudança de programação cromática
de um local para outro. Essa solução é equivalente à película de um filme,
quando projetado em 24 quadros por segundo, dando a ilusão de movimento, mas quem se
movimentava era o observador e não a imagem.
De acordo com Jean-Claude Bernardet (2001), os
planos de cinema são imagens entre os cortes e as transições, é um processo de
montagem. Ele salienta a teoria da montagem de Sergei Eisenstein, quando afirma
que, de duas imagens sempre nasce uma terceira significação, numa estrutura do
pensamento dialético.
A experiência anterior de Tozzi com o cinema,
deixou seus murais impregnados de referências da linguagem cinematográfica. A
imagem que vemos projetada na tela é fixa, mas pelo fenômeno da persistência na
retina do olho humano, se dá a impressão de
movimento. Similar aos murais de Tozzi, conforme ensejava o artista.
As obras a céu aberto vivem independentes das instituições de arte, oportunizam
ao cidadão, contato direto sem a necessidade de se adquirir ingresso. Essas
criações artísticas rompem com as exposições tradicionais, por exporem em
espaços independentes, democráticos, tornando possível pontes metafóricas, entre
artes plásticas e o cinema.
Para compreender como se estabelece o diálogo entre
concepção, produção e fruição dos murais, como parte da paisagem da capital e a
ideia de movimento que tais obras proporcionam, foram selecionadas para esta
pesquisa, um conjunto de três obras horizontais, analisadas dentro do escopo do
território urbano.
Arte Cidade: da concepção à produção: o
olhar de Tozzi pelo espaço urbano
Arte cidade, é
um movimento, uma intervenção em espaços públicos, em interação direta com a
população (AIDAR, s.d.). Ela está atrelada a expressões estéticas expostas nos
espaços públicos, se propõe
e oportuniza obras em ambientes continuamente livre, exposto à população,
diferentemente dos consagrados espaços fechados de exposições, como museus, no sentido de
ser acessível a todos, se refere por
exemplo a pinturas em murais
muros, e suas diversas produções em locais de livre acesso, contempladas pela população.
Pode-se entender arte cidade como
intervenções que transcendem as locações, transformam a cidade em novas
configurações econômicas, culturais e políticas, congruentes às questões
estéticas. “Toda intervenção na cidade é necessariamente plural. É urbanística,
arquitetônica, política, cultural e artística. (...) As ações não são vistas
isoladamente” (PEIXOTO, 2012, p. 14).
Murais urbanos são, normalmente, de média e grande
dimensão, revestem paredes, interagem a obra arquitetônica da qual eles
fazem parte (ITAÚ CULTURAL, 2017). Esses compõem a paisagem da
cidade e se tornam obras vivas, dada a sua consequente perenidade, também nas
páginas da história, pelos registros fotográficos, videográficos e literários.
Essas obras relacionam-se com outras linguagens, movimentos e processos
criativos, dialogam com o público que as referendam e legitimam. A cidade é um organismo vivo, os espaços públicos são locais de movimentação e de interação
entre os povos. A cidade, assim como a arte, é um produto resultante da
intervenção do homem. Peixoto afirma que:
A cidade é cheia de vazios: essas
lacunas monumentais são vestígios de possibilidades abandonadas de futuros.
Nesses intervalos abertos na paisagem urbana, nesse tempo interrompido, é que
algo pode acontecer: a emergência de um tempo e de um espaço mais amplos.
Lugares capazes de estender o tempo na direção do futuro distante
(pós-história) e do distante passado (pré-história) possibilitam a percepção do
passado e do futuro extremos (PEIXOTO, 2012, p. 113-114).
Essas questões estão ligadas à
sistematização dos lugares da poética urbana, seu sistema único de promoção do
homem e de seus vínculos sociais com a natureza.
Salienta-se que essas manifestações, reconhecidas no universo da arte
contemporânea, têm origem na antiguidade. O ato de pintar nas paredes é
prática de tempos remotos, a exemplo da Caverna de Lascaux, na França,
testemunho dos feitos heroicos do homem sapiens, do seu desejo de representar sua
passagem pela vida e de prováveis costumes, rituais e/ou cerimônias da época.
Obras
a céu aberto ratificam a ideia de poder imagético de dialogar com o povo. As
ruas, os centros sociais compartilhados são ambientes poderosos de criação
estética. Muitas obras têm a particularidade de serem
efêmeras, dinâmicas, por isso, muitas vezes, o que resta são os resíduos.
Desde o início de sua trajetória, Tozzi vem demonstrando interesse por
manifestações de ruas. Tozzi afirma que:
(...) realizar um trabalho num espaço
urbano exige uma série de questões que você tem que pensar. Primeiro, por
exemplo, como aquela obra se relaciona com o edifício, ou, se for uma praça,
como essa praça se relaciona com a cidade. Então é um pensamento que vem do
geral
Tozzi acredita ser estimulante andar pela cidade e se deparar com obras
de arte. Prova disso é o painel Zebra (1972), na Praça da República, que muitos
acreditavam ser um outdoor, relacionado a loteria esportiva, pelo slogan “Deu
zebra”. “Depois foi assimilado como sendo uma obra artística. Então é muito
interessante essa relação do público. (...) Existe essa fruição, essa interação
entre a imagem visual e quem a contempla, quem pensa, quem vê” (TOZZI, comunicação informal, 2021).
Claudio Tozzi vive na grande metrópole
de São Paulo atento ao crescimento desordenado e assimétrico da urbe, sensível
à visualidade agressiva dela, aos acertos e desacertos da paisagem construída,
à arrogância e simplicidade dos edifícios. No entanto, a sua pintura atual é
racional e se contrapõe ao caos e à violência existente na cidade. O artista é hoje construtor de novos
territórios. O protagonista de sua pintura é o espaço, trabalhando a partir de
um rico relacionamento de linhas, de planos e de cores – utopia de lugares, de
moradias (MAGALHÃES, 2007, p. 12).
Suas intervenções possibilitam o contato com o universo urbano; elas
propõem “objetos e signos que se integrem na conceituação ampla do espaço
urbano” (MAGALHÃES, 2007, p. 47).
Diálogo: Concepção, Produção e Fruição do Movimento das Imagens de Superfície Plana
Esse contexto aprofunda a ideia da
relação com o espaço urbano, devido à dimensão ocupacional que exige resoluções
junto a técnicos especializados, como a questão do local da obra. Deve haver
uma intimidade entre o pensar, o fazer e a geografia do espaço, numa relação de
interação dos sentidos (TOZZI, comunicação informal, 2021).
O olhar do espectador, ao apreciar e estabelecer o diálogo
com a obra, aguça os sentidos, seja em movimentos panorâmicos[1]
ou de traveling[2],
em diversos ângulos e não ao acaso, pois são obras projetadas e pensadas
pelo autor, justamente para instigar reação crítica do público. No entanto, é
inegável que a recepção é subjetiva e, mesmo em ambientes não favoráveis, a
fruição é uma das perspectivas possíveis.
Dialogar com o repertório pessoal do
artista, ressignifica
O conjunto horizontais dos três murais Viaduto Tutóia/Avenida 23 de Maio, da Avenida dos
Bandeirantes/Aeroporto de Congonhas e da Avenida dos Bandeirantes/Rodovia
Imigrantes, foi uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo por meio do projeto Operação
Belezura[3],
criado na gestão de Marta Suplicy
(2000-2004), que fomentou e promoveu a limpeza de monumentos e muros, em julho
de 2004. Aquela administração, incentivou projetos culturais dessa natureza,
contribuindo para humanizar a cidade, deixando-a um pouco mais leve.
Esse
vultuoso conjunto de obras utilizou 22 mil litros de tinta
Nos três murais
O mural do Viaduto Tutóia
(Figura 1) estava localizado na Avenida 23 de Maio,
região movimentada da cidade, em logradouro que interligava diversos trajetos paulistanos. O conjunto dos muros ladeavam
a avenida, em toda extensão do viaduto e suas laterais. Tratava-se de uma obra
ampla, com aproximadamente 400 metros de cada lado da avenida, composta por
elementos visuais próprios que definiam sua identidade, pensadas com a ideia de
um site specific.
À frente do viaduto, a exuberância do
Parque do Ibirapuera, com árvores centenárias, espaço moldado a práticas
culturais e de laser. A serenidade verdejante do parque levava a refletir sobre as duas cores
primárias: o azul e o amarelo e de sua junção, a cor verde. Conclui-se, então,
como as questões cromáticas são poderosas.
Ao percorrer a extensa área do Viaduto
Tutóia, acontecia uma alteração da programação de cores, surgida dos elementos
daquele ambiente, como as faixas de travessia de pedestres e as pinturas das
guias do meio fio, em harmonia com a localidade. Ao caminhar diante da obra, nota-se a
mudança de programação cromática de um local para outro (MAGALHÃES, 2007).
O conjunto da 23 de maio, no viaduto Tutóia (...), tem cerca de 400 metros. Parte de elementos visuais que se encontram ao longo das vias – as faixas zebradas da travessia de pedestres, as áreas quadriculadas que indicam para não parar nos cruzamentos, a pintura intermitente das guias do meio fio e de mais elementos da sinalização urbana. Devido à amplitude de leitura, do pedestre das calçadas ao automóvel que circula em velocidade, propus uma solução que permita essa velocidade de percepção. É semelhante a um filme, onde à velocidade de projeção dos 24 quadros da película constroem o movimento (MAGALHÃES, 2007, p. 47 e 49).
No mural do Viaduto Tutóia existe uma
variação entre dois e três eixos
Figura 1 - Viaduto Tutóia/ Avenida dos Bandeirantes (2004)
Fonte: Acervo pessoal de
Claudio Tozzi
Já o da Avenida dos
Bandeirantes/Aeroporto de Congonhas (2014) também localizado numa área de
grande circulação, integrando pontos de movimentação, sobretudo de automóveis
transitando pela Avenida. Ao passar por baixo do Viaduto Santa Generosa, que
faz a ligação para o aeroporto de Congonhas, é possível visualizar a pista de
pouso e de decolagem dos aviões, local desta obra, com imagens amareladas,
mescladas com o branco e com certa oscilação luminosa, provocava sensação de movimento,
alegria e conforto visual (Figura 2). Ao observar a imagem desta obra, é
possível notar o diálogo estabelecido com a pista e sua sinalização.
A obra num conjunto que envolvia a
parede na parte inferior e lateral da cabeceira da pista de pouso, em frente a
um muro baixo de proteção, que chegava até a Avenida dos Bandeirantes. O
aeroporto possuía uma pequena área verde, com gramado e algumas árvores, além
dos jardins próximos, oportunizando a combinação dos tons amarelos com a
vegetação local. Tozzi utilizou formas curvas, no viaduto e no muro de
proteção, com linhas retas, em meio ao pouso dos aviões, num sucessivo vai e
vem das aeronaves, dos automóveis e dos pedestres. Essa circulação ocorria
tanto na pista de pouso como no ambiente externo do
aeroporto. Avista aérea dos painéis, visualizada de dentro do avião ao
aterrissar, ampliava a leitura da obra, a partir das nuances das cores
propostas. “As ligações com os eixos também tinham intervenções nos viadutos,
nos parapeitos laterais, sempre tinha um desenho que remetia a esses grandes murais
(TOZZI, comunicação informal, 2021).
Figura 2 - Avenida dos Bandeirantes/ Imigrantes (2004)
Fonte: Acervo pessoal de Claudio Tozzi
O conjunto do mural da Avenida dos
Bandeirantes/Rodovia dos Imigrantes (2014) estava localizado nos dois sentidos
da mesma avenida, agora sob o Viaduto Dante Delmanto, no sentido do litoral
(Imigrantes). Tanto os muros como o viaduto foram concebidos em tons de azuis,
predominantemente verticais, com exceção do próprio viaduto e do muro de
proteção e seu corrimão. Abaixo dos muros de sustentação havia um jardim no
centro, dividindo a avenida e a via marginal da avenida, que também compunham a
obra. Um pouco à frente, a obra continuava em outro muro no mesmo sentido
(Figura 3).
Indo no sentido Imigrantes, a obra
completava-se nos muros espelhados, sempre com tons de azuis, em graciosa
harmonia com o céu, e a projeção futura de avistar a linha horizontal e de
chegar ao mar. Apesar das linhas e das formas geométricas verticais, no muro horizontal,
iniciava-se uma curva, propiciando ainda mais a sensação de movimento, similar
às telas côncavas de cinema
Figura 3 - Avenida dos Bandeirantes/Imigrantes (2004)
Fonte: Acervo pessoal de Claudio TozziNo período que a obra foi executa, e enquanto
ela sobreviveu, os tons de azuis, as texturas visuais e o fato de envolver o
viaduto e seus muros, era possível ter a sensação de passar por um portal
(túnel), que levaria até o azul do mar, numa quase metáfora sensorial, não
fosse o deslocar do automóvel, as imagens em solavancos.
Devido à extensão da obra, o andar dos
pedestres nas calçadas e os automóveis que circulam em velocidade superior à
dos transeuntes proporcionavam sensação de movimento, desde que o pedestre não
parasse de se deslocar.
A solução utilizada foi a pluralidade de
percepção, equivalente à película projetada a 24 quadros por segundo, proporcionando
a ilusão de movimento.
Ao ser exibido um filme, ele percorre um caminho
dentro de um projetor, similar a um canal no qual a película passa por dentro das
engrenagens da máquina de projetar movida à eletricidade, dando a sensação de
movimento contínuo. Quando a película entra nas engrenagens do projetor, a
lente é composta por uma inversão ótica, as imagens são ampliadas ao serem
projetadas na tela e as imagens que entraram de cabeça para baixo, são vistas
corretamente. Ao sai na outra extremidade do projetor, a
película encaixa-se na bobina receptora, na qual o filme é novamente
armazenado.
Ponte
metafórica: o estático e a linguagem cinematográfica nos murais de Tozzi
A ponte metafórica entre os murais de Tozzi e a linguagem do cinema carece de algumas reflexões. A convenção de que as imagens no cinema se movimentam, na realidade, não passa de uma ilusão da cultura cinematográfica, não deixa de ser um “brinquedo ótico” (BERNARDET, 2001). A imagem que vemos projetada na tela é fixa, são fotografias, sobrepostas, rapidamente entre uma e outra, causando a sensação de que o movimento é contínuo, parecido com o da realidade.
A linguagem cinematográfica é uma narrativa, movida
por energia elétrica, mas é incontestável que outras expressões artísticas tangenciem o movimento, por meio de outras
técnicas. Tanto no cinema
quanto nos murais de
Tozzi, a luz é essencial. Pensar em uma teoria
da iluminação, é pensar em algo que está intimamente ligado ao conflito.
Segundo Eisenstein:
A colisão entre uma corrente de luz e um obstáculo, é como o impacto de
um jato de água de uma mangueira, batendo em um objeto
concreto ou do vento soprando sobre uma figura humana, pode resultar num uso da
luz inteiramente diferente em comparação com a luz usada para jogar com várias
combinações de “névoas” e “borrões” (EISENSTEIN, 2002, p. 44).
A incidência da luz e a velocidade dos
carros, dos transeuntes que observam as obras inseridas no espaço urbano, são
questões que estão na pauta, no projeto do artista. Essa relação de Tozzi com a
arte em movimento começou nos anos de 1970, quando realizou filmes em Super 8
mm, experiências que, provavelmente, o influenciaram a produzir o conjunto de murais citados. Os murais e os fotogramas, para completarem suas
narrativas, precisam de luz sobre a superfície fixa.
Usualmente, a composição artística
constitui-se em orientar o olhar do espectador/observador, como no caso do
cinema, que orienta a visão sobre o espaço no interior da tela. Ternura ou
tristeza não são expressas pelo filme. Elas resultam da reação do espectador
diante da justaposição de imagens. É como se não se pudesse ver duas imagens
seguidas sem estabelecer entre elas uma relação significativa.
Embora essa produção fílmica tenha forte
influência experimental, circunscreve no âmbito da reflexão de uma linguagem
que não constitui seu objeto de trabalho principal, essa experiência,
apropriada por Tozzi, realçar as possibilidades da ilusão do movimento, inclusive
nos murais analisados nesta pesquisa.
Uma das características da linguagem
cinematográfica são os planos, movimentos de câmera, imagens fragmentadas de
uma para outra, adjuntas as transições, num processo de manipulação, “que torna
ingênua qualquer interpretação do cinema, como reprodução do real” (BERNARDET,
2001, p. 37).
O “plano” é essencial
O plano é uma célula da montagem.
Exatamente como células, em sua divisão, formam um fenômeno de outra ordem, que
é o organismo ou embrião, do mesmo modo no outro lado da transição, dialética
de um plano há a montagem. (...) O conflito de duas peças em oposição entre si.
O conflito. A colisão (EISENSTEIN, 2002, p. 42).
Paralelamente, os murais de Tozzi também são planos que constituem uma narrativa, pela
força das formas e cores, com ritmo constante, lembrando a tarja preta que
separa os fotogramas, um do outro, provocando o fenômeno da persistência na retina.
O filme e os murais nas grandes avenidas
trazem em seu DNA técnica e tecnologia; ambos se servem da luz: o primeiro, de
luz artificial e o outro, da natural. O cinema, é desdobramento da
fotografia, também foi uma ruptura no universo das artes visuais, obrigando os
artistas a repensarem seus paradigmas e suas visões de mundo.
Desde o homem das cavernas e suas
representações, o aprimoramento técnico, seja pela representação da realidade,
pela sensibilidade estética, o que ele sempre almejou, foi criar a sensação de
movimento, verossimilhança, a ideia de realidade tão comum no cinema. Contudo,
o movimento é inerente ao homem e a suas expressões. Basta um olhar atento, que
se percebe a movimentação de imagens, mesmo sendo estáticas.
Tempo e espaço são elementos essenciais
que compõem um filme e também a obra de arte, sobretudo a arte na cidade.
Pode-se afirmar que a linguagem cinematográfica articula o tempo como nenhuma
outra expressão artística o faz. Uma história pode ser narrada durante duas
horas e abranger mil anos, devido a seus recursos linguísticos. Porém, afirmar que somente o cinema tem esse privilégio é um equívoco,
uma pintura, pode sobreviver há séculos e ter várias leituras, como o afresco
da Última Ceia (1495-1498),
de Leonardo Da Vinci (1452-1519).
É uma das obras mais reproduzidas no planeta. Elaborada no refeitório dos monges, no mosteiro
de Santa Maria delle Grazie (1497),
em Milão, a obra está envolta em fidedigna realidade. O tema amplamente
conhecido é tratado de modo singular,
diferenciando-se de outras representações e de outros artistas (GOMBRICH, 2012).
Esses murais de Tozzi, em grandes
avenidas da cidade de São Paulo, com suas faixas verticais verdes, amarelas e
azuis, respectivamente, tratam de questões inerentes à “persistência da retina”
no olho humano.
No filme o que está em
movimento é a película passando continuamente pelas engrenagens do projetor. A
película em que estão gravadas as imagens (fotograma) é encaixada num “tambor
transportador” (EMBRAFILME, s.d., n.p.) que a
arrasta, até que ela pare, por uma fração de 1/12 avos de segundo, na frente de
uma janela que se abre e que impulsiona o foco de luz em direção a lente que é
atravessada pelo foco de luz, projetando a imagem na tela, é o mesmo que ocorre
com os painéis, devido deslocar do observador.
Contemplar essas obras requer certo
dinamismo do observador, ou velocidade do veículo, muito em decorrência da
dimensão do mural e tratamento gráfico desenvolvido pelo artista, são como
sequências dos planos cinematográficos.
Nesse sentido, é
verossímil utilizar a mesma lógica para a leitura dos murais de Tozzi. As
“formas determinam a estrutura do quadro e indicam as opções para a solução
cromática e seu formato final, que pode ser recortado, aproximando-o da
escultura” (Tozzi apud MAGALHÃES, 2007, p. 38).
Considerações Finais
Investigar a produção do artista
contemporâneo Claudio Tozzi, com foco em seus murais urbanos, sob perspectiva
da arte cidade, e procurar entender o processo criativo de suas obras, sua
relação com a cidade de São Paulo, é abrir janelas para novos pontos de vistas,
tanto do ponto de vista turístico, sócio cultural e estético.
Todo o processo ocorreu a partir do
olhar através de uma janela, pela luz do projetor, revelando imagens de um
artista contemporâneo que encontrou, na
trama urbana, espaço de expressão e diálogo com a população.
Analisar as obras de Claudio Tozzi foi
um grande desafio, devido à sua força estética e inédita nesse campo. Sua
trajetória resultou em obras carregadas de elementos expressivos, deixando
marcas indeléveis.
A experiência cinematográfica, associada
à formação do artista, em Arquitetura e em Designer
gráfico levou-o a construir obras a céu aberto,
acessíveis a todos os que transitam pelo local onde estão instalados (ou onde
estavam instalados, visto que os murais já não existem mais).
Os murais bidimensionais aqui
pesquisados, são de grandes dimensões, foram confeccionadas com tintas e, mesmo
sendo consideradas pinturas, tangenciavam a linguagem cinematográfica por
sugerirem movimento similar ao de uma película. Eles criavam a sensação de
movimento, pelo deslocamento do observador; processo inverso ao do filme, nos
quais as fotografias, em forma de planos, são projetadas rapidamente para dar a
ilusão de movimento.
Talvez pela experiência anterior com o cinema,
Tozzi em seus murais deixou impregnado as
referências da linguagem cinematográfica nas obras referenciais deste artigo.
A cidade de São Paulo é o território
privilegiado de Tozzi, lugar de suas andanças, vivências, encontros, desencontros,
espaço da espiritualidade, criação e comunicação mútua com o outro. Em meio à massa cinzenta, sua sensibilidade artística manifesta-se nesse habitat; seus traços, cores e formas
ressaltam as histórias e as memórias dessa megalópole. São obras que instigam a percepção do espectador, no sentido de encontrar na cidade, motivações
e possibilidades de interação, provocações diversas e pontos de vista
distintos, mesmo porque cidades globais, como São Paulo, ao
mesmo tempo em que promovem encontro com multidões, também geram solidão.
[1] “O movimento pode se prolongar de um plano para outro (...) Obtém-se um ritmo cuja fluência vai levando o espectador, que fica com a impressão de assistir a um fluxo contínuo e não se dá conta de estar vendo uma sucessão de planos que duram pouco mais que segundos” (BERNARDET, 2001, p. 42).
[2] ‘Traveling’ é o movimento de aproximação ou de afastamento da câmera em relação ao objeto que está sendo gravado (NOTA DO AUTOR).
[3] “Desde 30 de julho, a Prefeitura de São Paulo implantou a megaoperação Belezura, cujo objetivo é garantir a manutenção de 25 grandes avenidas e 74 ruas da cidade. (...) A megaoperação Belezura, que dá continuidade à Operação Belezura, criada no início da gestão de Marta Suplicy (PT), previa, entre outros serviços de limpeza, capinagem e manutenção, justamente a remoção de entulho” (COTES, 2001, p. 1).
Referências Bibliográficas
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Disponível em: https://www.todamateria.com.br/arte-urbana/. Acesso em: 22 jul.
2021.
ARAGÃO, Solange de. A cidade nas artes. In:
AJZENBERG, Elza; MUNANGA, Kabengele. Arte, cidade e meio ambiente. São Paulo:
PGEHA; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2010, p.
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AJZENBERG, Elza;
MUNANGA, Kabengele (Orgs.). Arte, cidade e meio ambiente. PGEHA, Museu de
Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2010.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo:
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COTES, Paloma. Belezura ignora retirada de entulho. Folha de S. Paulo. 11 de setembro de 2001. Disponível em:
https://feeds.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1109200118.htm. Acesso em: 30 de
jul. 2021.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
EMBRAFILME. Manual do projecionista. Rio de Janeiro: Donac - Diretoria de Operações não
comerciais/Filmoteca, s.d.
MAGALHÃES, Fábio. Claudio Tozzi. São Paulo:
Companhia Editora Nacional, 2007.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Intervenções urbanas Arte/cidade 1. São Paulo: Senac, 2012.
TOZZI, Claudio. Claudio Tozzi: entrevista, comunicação informal [22 fev. 2021]. Entrevistador: Diogo Gomes dos Santos. São Paulo: Ateliê de Claudio Tozzi, 2021. Vídeo. Entrevista concedida para a pesquisa de dissertação de Mestrado do PGEHA-USP.
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